Juniores: Vasco entra na reta final de preparação para o Estadual

Sexta-feira, 29/01/2016 - 03:40
comentário(s)

Na reta final de preparação para o jogo de estreia no Campeonato Carioca, a equipe sub-20 do Vasco da Gama realizou na manhã desta quinta-feira (28/01), em Manguinhos, um trabalho tático. A atividade foi comandada pelo treinador Rodney Gonçalves e a principal novidade em relação ao time que disputou a última edição da Copa São Paulo foi a presença do lateral Diogo Hereda. O jovem de 17 anos chegou ao Gigante da Colina nesta temporada e entrou no lugar de Richard, que vinha atuando improvisado no setor esquerdo.

Outras mudanças pontuais ocorreram no time cruzmaltino. Dudu Feitoza ocupou a vaga deixada por Bruno Cosendey, emprestado no início da semana para o Vitória de Guimarães (POR). Titular durante o Campeonato Sub-20, realizado no Rio Grande do Sul em dezembro, João Victor voltou a figurar entre os onze iniciais. O volante entrou no lugar do também homem de contenção Douglas Luiz. Outro que reapareceu na equipe principal foi Iago Índio. O camisa 5 substituiu o atacante Paulo Vitor, entregue ao departamento médico.

Quem segue firme e forte no time titular é o zagueiro Lucas Barboza. Natural de Vila Velha, no Espírito Santo, o defensor disputará seu terceiro estadual pela equipe sub-20. Se na temporada passada, o principal objetivo era superar o desempenho dos anos anteriores, em 2016 a meta é a de recolocar o elenco júnior no topo do futebol carioca. O último título estadual do Vasco na categoria foi conquistado em 2010.

- Fazia um bom tempo que não chegávamos a uma semifinal. Era um grande jejum e conseguimos dar um fim nele no ano passado, pois disputamos as duas semifinais. Agora nosso objetivo é outro. Nosso grupo é bom, competitivo e tem plenas condições de conquistar o título. A nossa maior meta em 2016 é acabar com esse jejum que dura cinco anos. Posso garantir que o grupo está totalmente motivado. Todos nós queremos mostrar serviço e obter um resultado agradável - declarou o zagueiro.

Assim como em 2015, a maioria dos jogos do sub-20 no Campeonato Carioca, em especial na Taça Guanabara, serão realizados no mesmo local e poucas horas antes do início da partida do time principal. A oportunidade de atuar no mesmo palco dos profissionais não oferece aos garotos apenas a possibilidade de serem observados de perto pela torcida, mas também pela comissão técnica da equipe de cima, hoje liderada pelo treinador Jorginho.

- É impossível descrever a emoção que sinto quando entro em São Januário e vejo aquela arquibancada lotada. É uma sensação fora do normal, não tem preço. Para nós que estamos no sub-20, significa muita coisa, principalmente visibilidade e experiência. Sem contar que também que é mais uma chance de sermos observados de perto pela comissão técnica do profissional. Estar lá em cima é o grande objetivo não só meu, mas de todos que fazem parte do nosso elenco - afirmou Lucas Barboza.

De olho em seu 13º título estadual, o sub-20 vascaíno enfrenta no próximo domingo (31/01), às 14h45, em São Januário, o Madureira. Em 2015, o Gigante duelou com o Tricolor Suburbano duas vezes pelo Campeonato Carioca júnior. Na Taça Guanabara, empate sem gols na Colina Histórica. Já na Taça Rio, no estádio Conselheiro Galvão, o Almirante derrotou o adversário por 3 a 0.



Fonte: Site oficial do Vasco