O Vasco tem uma cultura histórica de ter goleadores em seus times como Edmundo, Romário, Roberto Dinamite, Valdir, Luizão e tantos outros. Mas neste ano deixou a desejar, no Brasileiro terminou como o segundo pior ataque da competição com 28 gols, na frente apenas do lanterna Joinville. Os atacantes tiveram dificuldade para marcar: apenas oito deles foram convertidos por atletas da frente.
Riascos, Rafael Silva e Leandrão foram os que deixaram suas marcas no campeonato. O primeiro com quatro, o segundo três e o terceiro somente uma vez. Herrera, Jorge Henrique e Thalles não marcaram no torneio.
Foi a posição que terminou com mais incertezas, pois ninguém conseguiu se firmar de verdade. Jorge Henrique chegou para ser titular, mas acabou se machucando e sendo expulso algumas vezes. Leandrão começou bem, marcou gol no segundo jogo, mas depois parou. Rafael Silva convertou alguns gols importantes, porém não teve regularidade. Os outros entraram pouco e quando aturam não agradaram.
Para próxima temporada devem voltar dois da posição que foram emprestados:Yago e William Barbio. Fora isso, tem o centroavante Kayser que está subindo para os profissionais, chegou a jogar alguns jogos deste Brasileiro. Devem permanecer Leandrão, Jorge Henrique, Thalles e talvez Rafael Silva e Riascos.
A tendência é que chegue jogador para a posição, segundo os bastidores do clube é o setor que a comissão técnica mais vem pedindo gente. Alguns nomes já foram ventilados como Hernane Brocador e Walter. O primeiro segue sem futuro definido, já o segundo deve acertar com o Sport.
Prováveis atacantes do elenco para 2016: Leandrão, Jorge Henrique, Thalles, Willian Barbio, Riascos, Rafael Silva, Renato Kayser e mais os que chegarão para compor na parte da frente do elenco.
Fonte: Canal Vasco