Há uma semana, Isaías Tinoco era anunciado como novo gerente de futebol do Vasco da Gama, sendo o principal nome da reformulação do departamento de futebol anunciada pelo presidente Eurico Miranda. Aos poucos, já sob a nova gerência, o Gigante da Colina vai modelando o time ideal para a temporada de 2016, quando vai disputar o Campeonato Carioca, a Copa do Brasil e também a Série B do Campeonato Brasileiro. A pré-temporada será realizada na cidade de Pinheiral, localizada no Vale do Paraíba.
Todo o trabalho visando o que virá pela frente já começou, com Isaías Tinoco visitando as instalações do CT João Havelange, que recebeu o Vasco nas últimas temporadas. O gerente de futebol demonstrou satisfação com o que viu e também com o fato de notar membros da comissão técnica, como o treinador Jorginho, interrompendo as férias para acompanhá-lo na visita a Pinheiral.
- Fizemos uma vistoria ao CT João Havelange, em Pinheiral, na segunda-feira (14). A comissão técnica se deslocou para lá na parte da manhã e voltamos a tarde. Fiquei impressionado com as coisas que vi e com as instalações. E mais ainda com a comissão técnica, que interrompeu suas férias para fazer uma vistoria. Isso significa que todos estão estimulados e motivados para darem o melhor de si, ter uma pré-temporada proveitosa e preparar a equipe para o Campeonato Carioca, que é o primeiro compromisso - disse o gerente de futebol.
A troca de informações entre diretoria e comissão técnica será fundamental para a reformulação do elenco para 2016. Nesta quarta-feira, o lateral-direito Yago Pikachu vai a São Januário fazer exames médicos e, se aprovado, assina com o clube. Sem revelar nomes, Isaías Tinoco fez questão de atribuir o costume de vencer como um dos requisitos necessários para compor o plantel cruzmaltino para o próximo ano.
- Evidentemente que temos que procurar um perfil que seja totalmente de acordo com as tradições do Vasco. Ou seja, o Vasco é uma instituição que sobrevive de vitórias. Se tem vitória, está tudo organizado. Se a vitória demora a vir, ou não vem, fica uma coisa um pouco mais difícil. Mas, dentro disso, temos que trazer um perfil para o Vasco. Jogadores habituados com as vitórias ou que tenham chance de virar bons jogadores com a camisa do Vasco - revelou, mas sem citar nomes.
Durante a entrevista ao FutRio.net, também reproduzida ao longo da programação da Rádio Transamérica, Isaías Tinoco falou sobre assuntos como negociações em sigilo com eventuais reforços, tratamento com as categorias de base, além do interesse em renovar com o goleiro Martín Silva, com contrato até janeiro, e garantir o meia Nenê. Confira outros trechos:
Motivação para assumir o Vasco
- O que me motivou foi o presidente (Eurico Miranda) dizer que eu era uma pessoa da confiança dele. Isso foi fundamental e não tem preço.
Contratação de jogadores para o ataque
- Em primeiro lugar, não posso sobre pena de cair em um problema ético, falar do ano anterior. Eu não estava aqui, só cheguei em dezembro e posso falar de dezembro para frente. Posteriormente que o Vasco, por ser uma entidade fortíssima no futebol brasileiro, recebe "zilhões" de oferecimentos/dia de jogadores, membros de comissão técnica, enfim. E esses oferecimentos se acumulam. Claro que todos querem vir para o Vasco, vestir a camisa do Vasco. O Vasco tem o seu estádio e sua torcida, que é fantástica. E evidentemente que cada oferecimento que vem, as pessoas vão lá e divulgam: "olha, ofereci o jogador X para o Vasco". Mas, na realidade, vai ser de acordo com o que a comissão técnica entender.
Interesse em Hernane
- Não é divulgar ou falar que não tem conversa. É que os oferecimentos são múltiplos. E agora estão oferecendo gente de toda a América do Sul, então é normal que as pessoas, para valorizarem seus jogadores, divulguem que o jogador está sendo oferecido. Não é normal pelo lado ético a gente dizer publicamente se a gente aceita ou não um jogador sem ter conversado com as pessoas. Então, por questão de ética, prefiro não me pronunciar.
Martín Silva
- É um jogador importante. Esse é um nome que a gente não descartaria nunca.
Nenê
- Vai permanecer.
Integração entre base e profissional
- O Vasco valorizou e revitalizou a base no ano de 2015, quando em dezembro de 2014 trouxe a base de volta para São Januário. A base saiu de Itaguaí, voltou para São Januário e recuperou a identidade dos jogadores. Isso foi fundamental e de lá para cá foi feito um belo trabalho. Houve uma qualificação excelente das equipes. Houve um campeonato fantástico, com o Vasco conquistando o sub-17 e sendo vice-campeão com o sub-15. Também dez uma boa participação com o sub-20 com uma série de jogadores com idade sub-17. Isso fez acelerar a qualificação das categorias de base e, nada mais que natural, que esses meninos venham a ser vistos pelo Jorginho.
Jogadores da base em destaque
- O planejamento existe desde o ano passado e evidentemente está sendo colocado em prática. Mas não cito nomes da base para não criar uma falsa expectativa ou uma responsabilidade acima do que os atletas estão preparados para adquirir.
Fonte: FutRio