Sucessor de Marco Polo Del Nero na presidência da CBF, o interino Marcus Antônio Vicente utilizou o plenário da Câmara dos Deputados, onde cumpre mandato pelo PP (Partido Progressista) do Espírito Santo, para atacar a Primeira Liga, que reúne clubes da região Sul, de Minas Gerais e do Rio de Janeiro.
Em pronunciamento feito no dia 14 de outubro, o deputado chamou a liga de "aventura" que pode "desorganizar todo um sistema que há mais de 100 anos ajuda a formar o caráter do brasileiro e dá solidez à nossa identidade nacional".
Vicente afirma que a movimentação dos clubes enfraquecerá as federações para "solapar a força agregadora da Confederação Brasileira de Futebol, a nossa CBF".
No discurso, o dirigente pede o fortalecimento de ligas amadoras municipais, que ele chama de "base da pirâmide do futebol". Ele também defende as organizações estaduais, "porto seguro dos clubes" que "respondem ao rumo ditado pela confederação nacional de futebol".
No fim, Vicente admite "erros e distorções" no sistema atual.
A Câmara dos Deputados ainda registra outro discurso, de conteúdo idêntico, feito seis dias depois.
O parlamentar assumiu a presidência da CBF após o pedido de licença de Del Nero, acusado de corrupção pela Justiça americana e investigado pelo Comitê de Ética da Fifa.
Fonte: Blog Bastidores FC - GloboEsporte.com