"Primeira coisa: o único responsável pelo rebaixamento do Vasco sou eu. É uma mancha irreparável no meu currículo de 50 anos de clube". Foi desta forma que o presidente Eurico Miranda abriu a entrevista coletiva para analisar o terceiro rebaixamento do Vasco no Campeonato Brasileiro da Série A. O Gigante da Colina, segundo levantamento do Sr. Goool, caiu em 2015 com sua segunda pior campanha entre seus três descensos.
O clube cruzmaltino desceu de divisão com apenas dez vitórias (cinco em casa e cinco fora), 11 empates (seis como mandante e cinco como visitante) e 17 derrotas (oito diante da torcida e nove fora), além de 28 gols a favor e 54 contra. Aproveitamento de 36%, o segundo pior entre os três rebaixamentos.
O Vasco, em sua primeira queda, em 2008, caiu no 18º lugar com aproveitamento de apenas 35,1%. Na oportunidade, o Gigante da Colina obteve 11 vitórias (sete em casa e quatro fora), sete empates (quatro como mandante e três como visitante) e 20 derrotas (oito diante da torcida e 12 fora), além de 56 gols a favor e 72 contra.
Em 2013, o Vasco também amargou o descenso no 18ª colocação. Há dois anos, porém, o aproveitamento chegou a 38,6%. A campanha do clube carioca teve 11 triunfos (oito em casa e três fora), 11 empates (cinco como mandante e seis como visitante) e 16 derrotas (seis diante da torcida e dez fora), além 50 tentos a favor e 61 contra.
Fonte: Sr. Goool