Maracanã, noite de 3 dezembro de 1997, quarta-feira. O Vasco enfrenta o Flamengo pela segunda fase do Campeonato Brasileiro e só precisa de um empate para chegar à decisão, o que já não ocorre desde 1989. Mesmo que perca para o arquirrival, um empate contra o Juventude na última rodada classifica o Clube da Colina.
Além da vaga na final, o vascaíno tem outra motivação para acompanhar o clássico. Edmundo tem 26 gols na competição e está a apenas dois de igualar o recorde de maior goleador numa só edição do Campeonato Brasileiro, que pertence a Reinaldo, do Atlético Mineiro, em 1977.
O jogo começa e logo aos 16 minutos, num contra-ataque, Edmundo faz 1 a 0 para o Vasco, seu 27º gol no campeonato. Mas o vascaíno Nélson "Patola" é expulso aos 35 minutos e o time de melhor campanha na competição não consegue ampliar o marcador antes do intervalo. Só o faz aos 10 minutos da etapa final, quando, em mais um contra-ataque, o "Animal" balança as redes novamente e iguala o recorde de Reinaldo.
Com dois gols de vantagem e a vaga na final assegurada, o Vasco relaxa e deixa o Flamengo descontar já quase no final do jogo, aos 39 minutos, com Júnior Baiano cobrando pênalti. Mas o melhor ainda estava por vir. Aos 42 minutos, Edmundo recebe a bola na esquerda do ataque, ginga pra lá e para cá enganando dois marcadores e chuta de pé esquerdo, cruzado, rasteiro. Gol do Vasco! 3 a 1! Era o 29º gol de Edmundo, que entrava para a história do Campeonato Brasileiro batendo um recorde que já durava 20 anos. O relógio marcava precisamente 23 horas e 29 minutos no Rio de Janeiro. O craque vascaíno, bem ao seu estilo irreverente, comemora a façanha rebolando pelo gramado. Aos 45, Maricá deixa o dele e dá números finais à goleada: Vasco, classificado, 4; Flamengo, eliminado, 1. Na decisão, o Vasco ficou com título após dois empates sem gols contra o Palmeiras.
Com a mudança do formato do Campeonato Brasileiro a partir de 2003, ficou claro que o recorde de Edmundo não duraria tanto quanto o de Reinaldo. E, de fato, naquele mesmo ano, Dimba, do Goiás, fez 31 gols, marca que seria superada na temporada seguinte por Washington, do Atlético-PR, que balançou as redes 34 vezes.
FICHA TÉCNICA
FLAMENGO 1 X 4 VASCO
Competição: Campeonato Brasileiro (2ª Fase - 2º Turno - 2ª Rodada)
Estádio: Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)
Data: 03/12/1997 (quarta-feira)
Hora: 21h40min
Árbitro: Paulo César de Oliveira (SP)
Público: 75.493 pagantes
Cartão vermelho: Nélson 35'/1ºT (VAS)
Gols: Edmundo 16'/1ºT (VAS), Edmundo 10'/2ºT (VAS), Júnior Baiano (pênalti) 39'/2ºT (FLA), Edmundo 42'/2ºT (VAS), Maricá 45'/2ºT (VAS).
VASCO: Carlos Germano; Filipe Alvim (Maricá), Alex, Mauro Galvão e César Prates; Nélson, Nasa, Juninho Pernambucano (Moisés) e Ramon; Edmundo e Evair (Fabrício Eduardo). Técnico: Antônio Lopes.
FLAMENGO: Clemer; Leandro Silva, Júnior Baiano, Juan e Gilberto; Jamir, Bruno Quadros (Renato Gaúcho), Iranildo (Lê) e Athirson; Lúcio e Sávio. Técnico: Paulo Autuori.
VÍDEO
Fonte: NETVASCO (texto, ficha), Youtube (vídeo)