Ao invés de cobranças, os vascaínos podem buscar no passado argumentos mais incontestáveis para pedir a ajuda dos tricolores nesta última rodada. Por mais de uma vez, o time de São Januário venceu seus jogos (mesmo quando estes já não valiam nada para ele) e colaborou para que o rival das Laranjeiras se classificasse à fase seguinte, fosse campeão ou, em casos semelhantes ao atual, não acabasse rebaixado. Por isso mesmo, os cruz-maltinos creem no profissionalismo dos rivais.
— Eles são profissionais e vão encarar o jogo como importante. E nós estamos confiantes em fazer o nosso. Todo torcedor sonha com isso (a fuga do rebaixamento) — disse o zagueiro Rafael Vaz.
O caso mais recente de ajuda cruz-maltina ocorreu em 2012. Ao contrário do Vasco deste ano, o Fluminense liderava o Brasileiro com folga. Na 35ª rodada, o Tricolor poderia ser campeão antecipado desde que derrotasse o Palmeiras, e o Atlético-MG, segundo colocado, não vencesse em São Januário. Embora já não tivesse pretensões no campeonato, o time da Colina segurou o empate em 1 a 1 com o Galo. Graças a esse resultado, Fred e Cia puderam comemorar o título naquele mesmo dia.
Também em 2012, mas nove meses antes, o Vasco já havia dado mostras de como os tricolores podem contar com sua ajuda. Na última rodada da Taça Guanabara, os cruz-maltinos derrotaram o Boavista mesmo jogando com os reservas. Atrás da equipe de Saquarema na tabela, o Fluminense se beneficiou do resultado e conseguiu se classificar para as semifinais. Quis o destino que a decisão fosse justamente entre os dois clubes. O time das Laranjeiras acabou campeão, o que levou a torcida vascaína a criticar a “ajuda” dada ao rival na fase de grupos.
Outro título que os tricolores conquistaram graças ao rival vem de 1975. Naquele ano, o Estadual foi decidido através de um triangular entre Fluminense, Vasco e Botafogo. Derrotados pelo time das Laranjeiras por 4 a 1, os cruz-maltinos praticamente deram adeus ao caneco. Mesmo assim, derrotaram o Botafogo por 2 a 0 na partida seguinte, resultado fundamental para o Tricolor erguer a taça de campeão.
Quando não estava bem, o Fluminense também pôde contar com o auxílio dos vascaínos. No Brasileiro de 1996, a equipe de São Januário ignorou o fato de apenas cumprir tabela e venceu o Criciúma, concorrente direto dos tricolores na fuga do rebaixamento. O resultado ajudou o rival, mas não foi suficiente para evitar seu rebaixamento.
Fonte: Extra Online