O Vasco encara, nos próximos dois domingos, duas batalhas de vida ou morte para permanecer na Série A. Mas, se depender do retrospecto recente, o Gigante da Colina tem tudo para permanecer na elite do futebol brasileiro.
O primeiro duelo será contra os reservas do Santos — que disputa a finalíssima da Copa do Brasil no meio de semana — , em São Januário. O Cruz-Maltino não sabe o que é perder para o Peixe na Colina há dez anos, desde 2005. Desde então, o Alvinegro Praiano marcou apenas 1 gol e sofreu 12 no caldeirão vascaíno.
Na última rodada o Vasco encara o Coritiba e, caso vença o Santos, terá um jogo que poderá ter o peso de uma final de Copa do Mundo para o time, em uma disputa direta com um postulante ao Z-4. O jogo acontecerá nos domínios dos curitibanos. Problema? Não tem sido assim para o Vasco.
O clube carioca venceu as últimas duas partidas que fez no estádio do Couto Pereira, e já derrotou o Coxa em seus próprios domínios, pelo Campeonato Brasileiro, mais vezes do que o mandante: sete a quatro. Foi lá, também, que o Vasco ergueu a taça de campeão da Copa do Brasil em 2011, apesar de ter saído derrotado por 3 a 2. No mesmo ano, o time de reservas do Vasco, também perdeu, por goleada de 5 a 1.
O Vasco precisa vencer os dois jogos e torcer por tropeços dos adversários Avaí, Figueirense e Coritiba, para conseguir o verdadeiro milagre de permanecer na elite para o ano que vem.
Mesmo com Neymar, Santos não conseguiu aprontar contra o Vasco em São Januário |
Com o remanescente Éder Luís, Vasco procura voltar a sorrir aliviado no Couto Pereira |
Fonte: Extra Online