Faltam duas rodadas para o atacante argentino Lucas Pratto assegurar a conquista do Troféu Gringo do Ano, oferecido ao jogador nascido fora do Brasil que tenha a melhor média no Brasileirão-2015 a partir dos critérios do Cartola FC,desde que tenha disputado ao menos 40% das rodadas da competição.
Se a liderança está consolidada, a alternância na segunda colocação é intensa, o que na verdade reforça a superioridade apresentada por Pratto ao longo de toda a temporada. Na rodada passada, Pratto marcou 6,90 no empate do Atlético-MG com o Goiás, em Belo Horizonte. Apesar de ter levado um gol na vitória do Vasco fora de casa por 2 a 1 sobre o Joinville, o goleiro uruguaio Martín Silva, do Vasco, retomou a segunda colocação, que na rodada passada havia passado para o meia argentino Jesús Dátolo.
Com duas defesas difíceis no segundo tempo, um delas aos 42 minutos do segundo tempo, que garantiu a vitória vascaína, o goleiro Martín Silva abriu 0,2 ponto de frente para Dátolo, que negativou 2,50 contra o Goiás. Dátolo não conseguiu fazer qualquer finalização chegar no gol e ainda foi pego em um impedimento.
A premiação tem como base os critérios estatísticos de pontuação do Cartola, mas não é mais possível afirmar que "o Troféu Gringo do Ano leva em conta a média de pontos conquistados no Cartola FC", já que a média de alguns deles no "Gringo" é diferente no fantasy game.
Isso porque apesar de os jogos Atlético-MG 2 x 2 Santos, Figueirense 0 x 0 Internacional, Atlético-MG 3 x 1 São Paulo, Corinthians 3 x 0 Vasco e Cruzeiro 3 x 0 Sport não terem contado pontos para o Cartola, o desempenho dos jogadores foi medido da mesma forma e vale para o Gringo.
Veja como está a classificação:
Fonte: GloboEsporte.com