Jogar em seu estádio, na teoria, é uma grande vantagem para qualquer time. Na teoria... Em 2015, o Vasco provou que nem sempre mandar as partidas em sua própria casa é bom negócio. São Januário, que já foi por diversas vezes um alçapão a favor do time carioca, dessa vez foi a ‘desgraça' do time no cada vez mais iminente rebaixamento no Campeonato Brasileiro.
Devido a problemas apontados pelo Corpo de Bombeiros, o time cruzmaltino teve que se ausentar do estádio durante três meses e acabou realizando apenas sete jogos em São Januário até agora durante toda a competição. Os números, no entanto, não deveriam fazer torcedor nenhum sentir saudade...
Foram três derrotas, três empates e só uma vitória jogando por lá. Um aproveitamento de 28,5% dos pontos disputados, o menor de todos os times do Brasileiro considerando jogos em seus principais estádios.
Quem mais se aproxima do baixo rendimento vascaíno (ainda assim distante) é o Coritiba, que, jogando no Couto Pereira, disputou 17 partidas, com cinco vitórias, sete empates e cinco derrotas (43,1%). O melhor mandante de todo o campeonato - considerando apenas jogos em sua ‘verdadeira casa' - é o Sport, que, ainda invicto na Ilha do Retiro, entrou em campo 11 vezes, vencendo nove e empatando duas (43,1%).
No entanto, engana-se quem pensa que o aproveitamento do Vasco da Gama melhora muito jogando fora de São Januário. No Maracanã, onde o time fez oito jogos no Brasileiro, a média sobe para modestos 37,5%, com duas vitórias, três empates e três derrotas.
O que explique os números ruins do clube carioca, talvez, seja a falta de identidade com algum estádio. O Vasco da Gama é o maior ‘nômade' deste Campeonato Brasileiro. Foram, até agora, cinco campos diferentes que receberam jogos do time: São Januário, Maracanã, Arena Pantanal e Engenhão.
Confira o ranking de aproveitamento de todos os clubes do Brasileiro jogando em suas ‘verdadeiras casas':
Classificação
Time - Jogos no principal estádio - Aproveitamento
Sport - 11 jogos na Ilha do Retiro - 90,9%
Corinthians - 16 jogos na Arena Corinthians - 89,5%
Santos - 18 jogos na Vila Belmiro - 83,3%
Grêmio - 18 jogos na Arena do Grêmio - 77,7%
Internacional - 17 jogos no Beira-Rio - 76,4%
São Paulo - 18 jogos no Morumbi - 72,2%
Atlético-MG - 12 jogos no Independência - 69,4%
Cruzeiro - 17 jogos no Mineirão - 66,6%
Chapecoense - 18 jogos na Arena Condá - 61,1%
Ponte Preta - 17 jogos no Moisés Lucarelli - 60,7%
Palmeiras - 15 jogos no Allianz Parque - 60%
Atlético-PR - 17 jogos na Arena da Baixada - 58,8%
Fluminense - 17 jogos no Maracanã - 56,8%
Flamengo - 15 jogos no Maracanã - 51,1%
Joinville - 17 jogos na Arena Joinville - 49%
Avaí - 18 jogos na Ressacada - 48,1%
Goiás - 18 jogos no Serra Dourada - 46,2%
Figueirense - 17 jogos no Orlando Scarpelli - 45%
Coritiba - 17 jogos no Couto Pereira - 43,1%
Vasco - 7 jogos em São Januário - 28,5%
O Vasco é o 19° colocado no Campeonato Brasileiro, a cinco pontos do Avaí, a primeira equipe fora da zona da degola. O clube pode confirmar o rebaixamento já nesta rodada, caso perca do Joinville e Avaí e Figueirense vençam seus jogos.
Fonte: ESPN.com.br