A CBF confirmou, nesta segunda-feira, que a partida entre Vasco e Corinthians, marcada para o dia 19 (quinta-feira), será em São Januário. A transferência da partida — inicialmente prevista para o Maracanã — levou o Grupamento Especial de Policiamento em Estádios (Gepe) a preparar esquema especial para o jogo, semelhante ao que é montado nos clássicos cariocas.
O histórico de rivalidade entre as torcidas organizadas dos dois clubes levou a diretoria do Corinthians a pedir ao Ministério Público reforço na segurança. O jogo trocou de local, porque o Maracanã vai receber um show no dia 22 (domingo) e vai precisar de dez dias para montar o palco. O Engenhão também não poderia ser usado, porque entrará em obras para as Olimpíadas.
São Januário não é o estádio preferido do Gepe para receber o jogo, por causa das ruas estreitas do entorno. Mas o grupamento já decidiu tomar providências, como isolar a área dos torcedores visitantes, com ajuda do Batalhão de Choque, da Cavalaria e do 4º BPM (São Cristóvão). Além disso, o comandante do Gepe, major Sílvio Luiz, estuda pedir que os ingressos do visitante sejam vendidos apenas na capital paulista.
— Imaginamos que os do Vasco vão acabar antes, e os do Corinthians vou pedir venda antecipada — disse.
O Gepe monitora as movimentações das facções organizadas na internet. Ontem, uma nota de provocação foi posta por supostos torcedores de uma organizada do Vasco nas páginas de torcidas do clube paulista. O Gepe não confirmou a veracidade das ameaças.
Fonte: O Globo Online