Pressionado pela vitória do Corinthians no sábado, o Atlético-MG precisava vencer o Figueirense fora de casa para ainda poder sonhar com o título do Brasileirão. O time catarinense fez jogo duro, mas o Galo triunfou nos minutos finais com um gol do argentino Dátolo. O tento e a boa atuação renderam 8.70 pontos ao meia, que saltou da quinta para a terceira colocação no Troféu Gringo do Ano com a média 3.7. Atualmente, Dátolo está empatado com Cristaldo, do Palmeiras, mas leva vantagem no número de jogos, que é critério de desempate. Companheiro de time de Dátolo, Lucas Pratto não brilhou e fez apenas 0.10 na jornada, mas segue na liderança com a parcial de 5.7.
O zagueiro Erazo, do Grêmio, não terá boas lembranças da rodada#34. O Tricolor Gaúcho foi derrotado pelo Sport fora de casa por 1 a 0, e o defensor equatoriano não foi bem. Com a pontuação -0.40, o dono da camisa 33 gremista caiu da terceira para a quinta posição. O goleiro Martin Silva ajudou o Vasco a bater o Palmeiras e conquistou 4.70 pontos na rodada. O arqueiro continua na segunda colocação com a média 4.2.
A premiação tem como base os critérios estatísticos de pontuação do Cartola, mas não é mais possível afirmar que "o Troféu Gringo do Ano leva em conta a média de pontos conquistados no Cartola FC", já que a média de alguns deles no "Gringo" é diferente no fantasy game.
Isso porque apesar de os jogos Atlético-MG 2 x 2 Santos, Figueirense 0 x 0 Internacional, Atlético-MG 3 x 1 São Paulo e Corinthians 3 x 0 Vasco não terem contado pontos para o Cartola, o desempenho dos jogadores foi medido da mesma forma e vale para o Gringo.
Para participar o Gringo do Ano, é necessário o atleta ter nascido fora do Brasil e participado de pelo menos 40% das rodadas já disputadas do Campeonato Brasileiro.
Veja como está a classificação após a 34ª rodada:
Fonte: GloboEsporte.com