Muitas vezes é preciso mexer no time para conseguir uma reação durante a partida. A mudança pode ser bem sucedida ou nem surtir efeito. No Campeonato Brasileiro, o técnico mais feliz nas substituições no decorrer dos jogos é Gilson Kleina. Dos 32 gols marcados pelo Avaí, dez foram feitos pelos reservas (31,25%), a melhor marca dentre os 20 clubes da Série A.
O Espião Estatístico fez um levantamento das 1.949 substituições feitas no Brasileirão até a 33ª rodada. Dos 775 gols anotados na competição, 114 foram de substitutos (14,7%), sendo 64 decisivos - são assim considerados os gols feitos quando o jogo estava empatado (62,5%; 40 no total) ou assinalados quando o time perdia por no máximo um gol (37,5%; 24 no total).
Além de ser o time que mais fez gols com reservas na Série A, o Avaí também é a equipe que marcou mais vezes com os jogadores que vieram do banco quando o time não vencia o adversário: oito tentos, o que corresponde a 25% do total de gols feitos pelo time no Brasileirão.
André Lima marcou a metade deles (três quando o time perdia por um gol e outro quando empatava) e Romulo fez dois (um quando o jogo estava empatado e um quando a equipe perdia por um gol). Anderson Lopes e Roberto completam a lista com um gol cada no momento da partida em que a igualdade permanecia no placar.
Apesar do bom aproveitamento dos suplentes, o momento atual do Leão da Ilha é preocupante. São seis jogos consecutivos sem vitória (três empates e três derrotas) e restando cinco rodadas para o fim da competição, o Avaí é o primeiro time fora da zona de rebaixamento, com 35 pontos, apenas um a mais do que Goiás e Coritiba, 17º e 18º colocados, respectivamente.
Em segundo na lista dos times com mais gols de reservas aparecem Grêmio, Palmeiras e Sport, com nove gols cada. No Tricolor gaúcho, o destaque é Everton, com dois tentos. No Alviverde, os reservas com estrela são Cristaldo, que abordaremos mais abaixo, e Lucas Barrios, com três gols, todos na goleada de virada sobre o Fluminense por 4 a 1, no Maracanã. Atlético-PR fecha o top 5, com oito gols. Walter e Ewandro são os reservas do time que marcaram mais vezes no Brasileirão: dois gols cada.
Na parte debaixo da tabela, figuram Chapecoense e Vasco, com três gols cada. O Goiás é a equipe que menos balançou as redes com jogadores que começaram a partida no banco, apenas duas vezes.
RESERVAS ILUMINADOS
Artilheiro do Avaí no Brasileirão, com nove gols, André Lima é o substituto com mais tentos na competição: seis no total (veja três deles acima). Ele ainda balançou as redes mais três vezes atuando no time titular. Na vitória sobre o Fluminense por 1 a 0, na 17ª rodada, nas derrotas para o Corinthians, por 2 a 1, pela 19ª rodada, e para o Palmeiras, por 3 a 1, pela 31ª rodada.
Além disso, o atacante tem sido decisivo quando é escolhido pelo treinador para entrar em campo, ou seja, aparece justamente na hora mais complicada. André Lima deixou a sua marca quatro vezes em que o time não estava à frente do marcador.
Quem também tem correspondido quando vem do banco é Cristaldo. Dos seis gols feitos na Série A, o atacante do Palmeiras fez cinco como substituto, sendo que em um jogo o time paulista empatava e outro perdia por um gol.
Fonte: GloboEsporte.com