Vasco inicia migração de programa e fecha adesão de sócios pela internet

Quinta-feira, 05/11/2015 - 08:54
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Ainda sem data para lançamento do programa sócio-torcedor, o Vasco bloqueou nos últimos dias a adesão pela internet ao quadro social do clube. O torcedor que entrar no site oficial encontra a área para associados parcialmente desativada. Por enquanto, os interessados só conseguem entrar de sócio no Vasco através da secretaria do clube, na sede de São Januário. Em fim de contrato com a empresa terceirizada que administra a cobrança aos sócios, o clube informa que o fechamento é temporário e serve apenas para evitar problemas técnicos no período de transição. Após estudos e procura por empresas, o marketing do Vasco se aproxima do fim do primeiro ano da nova gestão Eurico Miranda sem lançar programa de sócio-torcedor, demanda antiga no clube. Troca de modelo de programa, multa contratual e a má fase do futebol adiaram mais de uma vez o lançamento do projeto.

- Vamos abrir um novo programa que vai ser uma surpresa - promete Marco Antônio Monteiro, vice-presidente de marketing do Vasco.

A Microtag, empresa que administra o banco de dados e a cobrança no quadro social vascaíno, termina sua relação com o clube no fim de novembro. A partir do fim do mês, o Vasco volta a assumir a administração do sócios estatutários, com envio de boletos e relacionamento próprio em departamentos internos. Na gestão Dinamite, entre quebra de contrato, ações na Justiça e fiscalizações do Conselho Fiscal do clube, três empresas chegaram a desenvolver e tocaram a administração do programa de sócios. Em 2012, o jurídico do clube fez composição com a SVI e Effect para parcelar dívida de ação milionária por rescisão contratual - assumiu a Torcedor Afinidade, depois Jeff Sports, que conviveu com críticas de sócios e questionamentos do Conselho Fiscal vascaíno. Em troca do abatimento da dívida, o clube colocou de volta a Microtag, que pertence à SVI e Effect, e ainda pagou multa de mais de R$ 1,3 milhão.

Nas redes sociais e nos canais da oposição do clube, torcedores reclamaram do fechamento da adesão ao plano de sócios pela internet. Por telefone, atendentes na secretaria do clube informam que o site está desativado, sem fornecer mais informações nem especificar a data de retorno. O vice-presidente de marketing do Vasco, Marco Antônio Monteiro, explica que o fechamento da adesão pela internet é temporário. O sócio-torcedor do Vasco vai apostar em preços populares a R$ 15 - para vascaínos de fora do Rio - e menos de R$ 25 - para torcedores dentro na região metropolitana.

- Estamos no último mês da Microtag e estamos na transição interna para assumir agora, em dezembro, a administração do quadro social. É só um período de transição dos sócios estatutários, recebendo o banco de dados. Manter aberto o canal na internet poderia criar problemas técnicos - justificou Monteiro, acrescentando que o clube vai começar a emitir boletos para os sócios e está confirmando informações de pagamentos.

Programa de sócios "Gigante"

O programa de sócios já tem nome escolhido: "Gigante". O clube tem cerca de 20 mil sócios - metade de pagantes apenas, com baixa arrecadação com mensalidades inferior a R$ 500 mil. As empresas que fizeram escopo do novo plano para associados e comercialização de ingressos fizeram estimativa mínima de conseguir 40 mil torcedores no novo sócio-torcedor vascaíno.

Ao todo, devem ser criadas quatro ou cinco categorias de sócio-torcedor. A segunda mais barata, para torcedores do Rio de Janeiro, deve ter preço inferior a R$ 25 - mais barato que os planos atuais, que variam de R$ 30 ("Vascaíno de coração") a R$ 40 (sócio geral) e R$ 55 (sócio proprietário). Vai haver também valores intermediários - com mensalidade girando entre R$ 60 e R$ 70 - e um mais caro, com entrada gratuita em todos jogos do Vasco.

Fonte: GloboEsporte.com