Integrado aos 17 anos, Mateus Vital pode repetir início de Philippe Coutinho no Vasco

Segunda-feira, 02/11/2015 - 23:25
comentário(s)

O Vasco anunciou nesta segunda-feira que integrou definitivamente o meia Mateus Vital "Pet", de 17 anos, ao elenco profissional. O jovem, que foi relacionado por Jorginho e ficou no banco nas últimas duas partidas, contra Grêmio e Fluminense, vai seguir como opção na reta final do Campeonato Brasileiro e pode repetir o início de seu ídolo no clube: Philippe Coutinho. O craque do Liverpool, da Inglaterra, estreou com a mesma idade nos profissionais e defendeu o Cruz-Maltino entre 2009 e 2010, disputando 44 partidas e marcando cinco gols.

Para ter um começo de carreira igual ao do craque de 23 anos, atual sensação do futebol europeu, Mateus Pet terá que estrear antes do dia 12 de fevereiro, quando completará 18 anos. Até lá, serão oito jogos oficiais, sendo cinco pelo Brasileirão e três pelo Carioca do ano que vem. O jovem já comemorou ter "parte do sonho realizado" e não vê a hora de entrar em campo.

- Ser relacionado foi um surpresa para mim, eu não esperava. Fiquei muito feliz, pois uma parte do meu sonho foi realizado. Quero dar muito orgulho para todos que confiam e acreditam em mim. Esse é o começo de muitas conquistas. Me sinto privilegiado por estar seguindo os passos do meu ídolo Coutinho. Espero honrar essa camisa tanto quanto ele. Essa realização será um marco na minha vida - disse, em entrevista ao site oficial ao Vasco.

Com 1,75 m e 70 kg - ganhou dois quilos de massa muscular recentemente -, Mateus Pet recentemente renovou contrato até o fim de 2018 após se destacar pelos juniores, mesmo com idade de juvenil (veja no vídeo acima o belo gol sobre o Flamengo no Carioca da categoria). Membros da comissão técnica comentaram que o jogador está "voando", e ele vem ganhando elogios de Jorginho, que garantiu que não vai titubear se precisar escalar o garoto.

- Gosto muito de trabalhar com jogadores jovens. Outro que gostaríamos de trazer é o Matheus Índio, outro jogador de meio, dos juniores, tenho conversado com ele também, mas o Pet me impressiona pela dedicação, pela qualidade técnica, pela dedicação tática. Vai ficar no nosso plantel até o fim do ano e não desce mais para os juniores. Não tem essa coisa de que tem só 17 anos. É profissional, é atleta e muito comprometido. É um jogador que vai ter um grande futuro no Vasco - apostou o técnico Jorginho, em entrevista coletiva na última sexta-feira.

Mateus foi descoberto por um olheiro do Vasco quando tinha apenas cinco anos. Ele jogava numa escolinha no Pavunense e foi levado para o futebol de salão vascaíno. O apelido veio de um diretor de futebol que o comparava na forma de correr e tocar a bola com craque sérvio.

Fonte: GloboEsporte.com