O equatoriano Erazo conseguiu 6,3 pontos na vitória do seu Grêmio por 2 a 0 sobre o Flamengo e subiu para a terceira colocação do Troféu Gringo do Ano. O zagueiro gremista tem agora média 3,8 em 20 jogos computados, deixando para trás o atacante argentino Cristaldo, que foi expulso contra o Santos apesar de ter entrado no segundo tempo da partida. O palmeirense marcou -5,0, e a média baixou para 3,7 com 17 partidas computadas.
Se a derrota do Atlético-MG praticamente assegurou o título para o Corinthians, o atacante argentino Lucas Pratto tem como consolação o fato de se manter como o melhor estrangeiro em atividade no Brasil. Ele lidera a premiação com média 5,9 com 30 partidas computadas. O goleiro uruguaio Martín Silva é o segundo colocado, com média 4,2.
A premiação tem como base os critérios estatísticos de pontuação do Cartola, mas não é mais possível afirmar que "o Troféu Gringo do Ano leva em conta a média de pontos conquistados no Cartola FC", já que a média de alguns deles no "Gringo" é diferente no fantasy game.
Isso porque apesar de os jogos Atlético-MG 2 x 2 Santos, Figueirense 0 x 0 Internacional, Atlético-MG 3 x 1 São Paulo e Corinthians 3 x 0 Vasco não terem contado pontos para o Cartola, o desempenho dos jogadores foi medido da mesma forma e vale para o Gringo.
Para participar o Gringo do Ano, é necessário o atleta ter nascido fora do Brasil e participado de pelo menos 40% das rodadas já disputadas do Campeonato Brasileiro.
Veja como está a classificação após a 33ª rodada:
Fonte: GloboEsporte.com