Vasco é o 9º clube que mais revelou jogadores que atualmente disputam o Brasileiro 2015

Sábado, 31/10/2015 - 02:27
comentário(s)

Se o São Paulo é o clube brasileiro que melhor revela jogadores para a Liga dos Campeões e os principais campeonatos europeus, no cenário doméstico o Internacional se destaca nos números. Ao todo, o Colorado é o que mais revelou para a Série A em 2015, com 32, seguido pelo Santos, campeão do levantamento no ano passado, com 30. O critério utilizado é ver o time no qual o atleta estreou profissionalmente ou, em alguns raros casos de empréstimo, a equipe que o cedeu.

O salto do Internacional na tabela deve-se por ter usado mais a prata da casa. Se até a 28ª rodada do Brasileirão de 2014 o Colorado utilizou nove jogadores da base, este ano foram 16. Seis deles são titulares ou jogam com muita frequência: Alisson, William, Geferson, Rodrigo Dourado, Sasha e Valdívia. Nilmar, outra cria, era o sétimo, mas transferiu-se para o Al-Nasr, dos Emirados Árabes Unidos. Com essa formação de mais de 50% de crias do clube, o Inter chegou às semifinais da Taça Libertadores.

- Esse aumento de aproveitamento foi planejado pelo clube. Iniciamos isso em 2014 com Sasha e Valdívia, que subiram. Na montagem do elenco, tínhamos apostas da base para todas as posições como terceira opção. No Campeonato Gaúcho, esses garotos tiveram a oportunidade de jogar, porque disputávamos a Libertadores também e eles conquistaram o espaço. Acho que a presença deles no time B em anos anteriores foi muito importante que deu experiência de jogo - explica Jorge Macedo, gerente executivo de futebol do Inter.

Entre os colorados fora do clube, o principal destaque é Alexandre Pato, do São Paulo. Walter, do Atlético-PR, e Renan, do Goiás, também chamam a atenção. O técnico Osmar Loss, atualmente no sub-20 do Corinthians, trabalhou com 29 desses 32 jogadores e analisa o trabalho feito na base com eles.

- O grande diferencial nesse trabalho foi a continuidade dos profissionais. O Internacional tinha, até pouco tempo, vários profissionais com mais de oito anos de clubes. Acho que esse entendimento de qual é a função de cada um facilita muito o trabalho. Além disso, há uma metodologia definida de trabalho desde o fim da década de 90, e isso ajuda para que haja um direcionamento.

O Santos, segundo colocado, teve uma redução de uso da base em relação ao ano passado. De 19 atletas, caiu para 15, mas segue em boa posição como um dos principais formadores de jogadores do país. Entre os promovidos, destaque para o volante Thiago Maia, de apenas 18 anos, que ganhou a posição de titular, mas tem contrato até fevereiro de 2016, e as negociações para a renovação estão complicadas no momento.

Em terceiro lugar aparece o Grêmio, vice-líder do ano passado, que aumentou de 26 para 28 o número de jogadores revelados para a Série A e mantém os 10 pratas da casa. O São Paulo, com 26, é o quarto colocado.

Cariocas e mineiros em posições intermediárias; Palmeiras reduz drasticamente

Flamengo e Fluminense revelaram, cada um, 21 jogadores para o Brasileirão e dividem a sétima colocação. O Tricolor, no entanto, tem 13 atuando na própria equipe, quatro a mais do que o Rubro-Negro. O Vasco, que soma 20 atletas crias da casa, é o nono colocado. Cruzeiro e Atlético-MG revelaram 18 para o Brasileirão.

Entre os grandes, chama a atenção a queda do Palmeiras, que em 2014 tinha 23 revelados para a Série A. Este ano tem apenas 16. O número excessivo de contratações tirou o espaço de alguns jogadores que tiveram que deixar o clube para buscar oportunidades, como o volante Renato e o lateral-esquerdo Victor Luís.



Fonte: GloboEsporte.com