O Consórcio Maracanã corre para fazer valer a nova lei da cerveja no jogo entre Fluminense e Palmeiras, primeira partida da semifinal da Copa do Brasil, quarta-feira. A permissão de venda da bebida alcoólica nos estádios e arenas esportivas do Rio de Janeiro entrou em vigor nesta segunda-feira, com a publicação da lei 7083 no Diário Oficial do estado.
Desde que o projeto de lei foi aprovado na Assembleia Legislativa do Rio, no final de setembro, o Consórcio negocia com algumas empresas que possam comercializar a bebida no estádio. Como a venda era proibida até então, não havia qualquer contrato com cervejarias.Na terça-feira, a concessionária anunciará se haverá cerveja ou não na partida. Para os jogos do Brasileiro, no fim de semana, é garantida.
A lei sancionada pelo governador Luiz Fernando Pezão, na última sexta-feira, regulamenta o comércio da bebida. Por exemplo, a venda só poderá ocorrer em copos plásticos ou de papel, desde o horário de abertura dos portões até o apito final da partida. Além disso, permanece proibida a entrada de qualquer tipo de bebida alcoólica nos locais dos jogos.
Um condição para que haja a venda de cerveja nos estádios é a exposição de anúncios que alertem os efeitos do alcóol na direção e a comercialização para menores de idade. As mensagens devem constar em cartazes e letreiros e devem ser comunicadas pelo serviço de alto-falante do estádio, ao menos, quatro vezes no decorrer da partida.
Fonte: O Globo Online