A última derrota do Vasco no Campeonato Brasileiro foi no dia 5 de setembro: 2 a 1 para o Atlético-MG, no Maracanã, pela 23ª rodada da competição nacional. De lá para cá, quatro vitórias e quatro empates marcaram a reação da equipe, que diminuiu para quatro pontos a distância até o primeiro time fora da zona de rebaixamento – atualmente, o Avaí.
Apesar de três empates frustrantes nas últimas rodadas, contra Avaí, Chapecoense e São Paulo, o elenco vascaíno acredita que a evolução demonstrada nos oito jogos de invencibilidade é um sinal de que a equipe tem condições de deixar o Z-4 nas sete partidas restantes pelo Brasileirão. Desde a vitória por 1 a 0 sobre a Ponte Preta, no dia 9 de setembro, o Vasco é “outro time”.
–Não podemos ficar lamentando. Nossa reação no campeonato é muito boa, estamos invictos há oito jogos. É não baixar a cabeça, continuar, porque nossa equipe é outra desde o jogo contra a Ponte Preta. Estamos muito bem – analisou o lateral Júlio César.
A atuação contra o São Paulo, que disputa uma vaga no G-4 do Brasileirão, foi consistente. A equipe criou muitas chances de gol, chegou a virada após sair atrás do placar com menos de um minuto de jogo, mas deixou o Morumbi com “gosto de derrota”: o gol de empate do Tricolor, que fechou o placar em 2 a 2, marcado por Rodrigo Caio, saiu aos 42 minutos do segundo tempo.
– São dois pontos que você sente na tabela, mas também temos de ver o lado positivo, é um a menos para sair da zona. Temos dois jogos em casa, somos fortes lá, e precisamos ganhar os seis pontos – avisou o goleiro Martín Silva.
O Vasco volta a campo no próximo domingo contra o Grêmio, às 17h (horário de Brasília), no Maracanã. Uma semana depois, no dia 1º de novembro, no mesmo local, o Cruz-Maltino faz clássico diante do Fluminense.
Série invicta do Vasco no Brasileirão:
09/09 - Ponte Preta 0 x 1 Vasco
13/09 - Vasco 2 x 0 Atlético-PR
16/09 - Cruzeiro 2 x 2 Vasco
20/09 - Vasco 2 x 1 Sport
27/09 - Flamengo 1 x 2 Vasco
04/10 - Avaí 1 x 1 Vasco
15/10 - Vasco 1 x 1 Chapecoense
18/10 – São Paulo 2 x 2 Vasco
Fonte: GloboEsporte.com