Já são oito jogos sem perder, quatro vitórias e quatro empates. Sequência positiva que deixa o Vasco sonhar com a permanência na Série A do Campeonato Brasileiro. Mas o bom momento - diante do péssimo início de competição - poderia estar ainda melhor. Nas últimas três rodadas, o time do técnico Jorginho viu a vitória escapar perto dos 40 minutos do segundo tempo (reveja no vídeo abaixo). Polêmicas de arbitragem e vacilos à parte, seis pontos que fazem falta e deixariam o Cruz-Maltino fora da zona do rebaixamento.
Mesmo invicto há pouco mais de um mês, o Vasco voltou à lanterna do Brasileirão após o empate por 2 a 2 diante do São Paulo, domingo, no Morumbi. Tem 29 pontos na competição, poderia ter 35 não fossem as três igualdades seguidas em jogos que esteve muito perto da vitória. Hoje, o primeiro time fora do Z-4, o Avaí, tem 33. Apesar dos tropeços, Jorginho prefere olhar pelo lado positivo. A distância para a salvação já foi de 13 pontos, hoje é de quatro.
- Uma coisa é você ficar insatisfeito. Não poderia acontecer de jeito nenhum tomar o gol que tomamos. Outra é a perspectiva pela frente. No início da rodada estávamos a cinco pontos do primeiro time fora da zona, agora estamos a quatro. Continuamos dentro, motivados, ninguém pode se abater em relação a isso. Mas não podemos deixar de jeito nenhum o São Paulo empatar um jogo como esse. Lamentável. Tínhamos todas as possibilidades de ficar a dois pontos da zona de rebaixamento e perdemos a oportunidade. Mas de forma nenhuma tira nosso ânimo, nossa confiança. A perspectiva melhorou - avisou.
Contra o São Paulo, o Vasco vencia por 2 a 1 até os 42 minutos da etapa final. Diante da Chapecoense, ganhava por 1 a 0 até os 39, quando a arbitragem marcou um pênalti polêmico para os catarinenses no Maracanã. Contra o Avaí, também vencia por 1 a 0 até os 40. Mesmo em boa fase, a equipe não marca um gol com a bola rolando desde a vitória sobre o Sport. Fez falta nos últimos jogos.
- Temos jogadores experientes. Temos que manter a posse de bola, sem se arriscar tanto, esperar. Em algum momento vão falhar na marcação, é só girar a bola, não precisa ficar forçando. Foram seis pontos perdidos. Já tivemos questões de arbitragem que já foram faladas e hoje (domingo) foi uma situação nossa. Acho que teve um segundo pênalti, mas talvez pelo São Paulo ter reclamado muito do primeiro ele não tenha dado - lembrou Jorginho.
A delegação vascaína voltou ao Rio ainda na noite de domingo. A segunda-feira será de folga e os jogadores se reapresentam na próxima terça, em São Januário. A partida contra o Grêmio será apenas no próximo domingo, às 17h (de Brasília), no Maracanã.
Fonte: GloboEsporte.com