Confira mais trechos da entrevista coletiva pós-jogo de Eurico Miranda

Sexta-feira, 16/10/2015 - 01:54
comentário(s)

Presidente do Vasco, Eurico Miranda quebrou o protocolo e foi para o microfone após o empate do Vasco com a Chapecoense, nesta quinta-feira, no Maracanã, pelo Campeonato Brasileiro. Os dois times deixaram o campo com queixas ao trio capitaneado por Ricardo Marques Ribeiro. Os catarinenses tiveram dois gols anulados, enquanto os cariocas reclamam de dois lances de pênalti - um contra e outro a favor, os dois no fim da partida. O mandatário vascaíno mostrou insatisfação com o nível da arbitragem nos últimos jogos do Cruz-Maltino e atacou duramente o vice-presidente da CBF e presidente da Federação Catarinense de Futebol, Delfim Pádua, o presidente da comissão de arbitragem Sérgio Correa e, por tabela, sobrou também para o presidente da CBF, Marco Polo Del Nero.

Em mais de 30 minutos de entrevista coletiva, o presidente do Vasco classificou a arbitragem como "escandalosa", citando o pênalti não marcado em Jorge Henrique contra o Avaí, os jogadores suspensos pelo árbitro da última partida para o jogo da noite dessa quinta-feira contra a Chapecoense e também o pênalti marcado contra o Vasco, em que a bola "bate na barriga", disse Eurico, e outro não marcado no fim do empate contra o outro rival catarinense. Eurico - que também pediu pênalti em Riascos no fim da partida - disse que, "comprovadamente", Delfim Pádua, presidente da federação catarinense, esteve no vestiário antes do confronto com o Avaí na semana passada.

- Alerto para uma situação que demonstra claramente a culpa da comissão de arbitragem e de quem tem poder sobre ela, que é a própria CBF. Tem jogo político muito forte. O presidente da CBF está para sair. Não saiu ainda porque tem um opositor. Esse opositor é o presidente da Federação Catarinense de Futebol, que tem quatro clubes envolvidos (na luta contra o rebaixamento) e claramente está mostrando qual a sua posição. Inclusive, levando a criação dessa liga (Rio-Sul-Minas) que já classifiquei como ilegal e imoral. É evidente que tem interferência direta na arbitragem. Muita gente fala: "ah, compraram o árbitro". Não é nada disso. O árbitro vai para partida e recebe comunicados antes. Esse presidente da Federação Catarinense, com a maior tranquilidade, vai ao vestiário dos árbitros, coisa que, "em tese", é proibida. O que ele vai dizer? Para apitar bem ou que em breve ele estará na (presidência) CBF. Diz que o árbitro com ele vai chegar a ser aspirante à Fifa. Isso é o principal que pode se oferecer ao árbitro - afirmou Eurico.

O pênalti marcado no lance com Rodrigo, que determinou o empate da Chapecoense, para Eurico, só foi marcado a partir de um ponto eletrônico.

- O que aconteceu hoje foi escândalo. Marcou um pênalti que a bola bate na barriga (lance com Rodrigo). Ele levou muito tempo para marcar, porque alguém mandou ele marcar. Alguém mandou por esses aparelhos de comunicação que eles usam. Deve ser o ponto eletrônico. Árbitro quando marca com convicção aponta para a marca de imediato. É só ver a sequência. Primeiro não foi pênalti. Aí ficou caracterizado a má intenção dele e desse ponto eletrônico, que não funcionou da mesma maneira no lance do outro lado. O cara deu uma raquetada dentro da área e aquilo não foi pênalti? Dizer que não viu? Viu. E não marcou - disse Eurico.

Confira outros trechos da entrevista coletiva de Eurico Miranda:

Cobrança a Del Nero e acusação a Delfim

Tudo isso tem sido consequência dessa Liga Sul-Minas. Agora, que isso resulte em prejuízo da forma como estão fazendo com o Vasco é absolutamente inadmissível. Não estou mandando recado, estou afirmando, o presidente da CBF que tome providências imediatas em relação a essa comissão de arbitragem. Primeiro Ponto. Segundo: que investigue, que mande investigar, se é que ele tem condições de fazer isso, o que o presidente da Federação Catarinense está fazendo É muita coincidência que as equipes de Santa Catarina, que estão diretamente envolvidas nesse problema de descenso,... esse presidente da federação catarinense já disse que se cair, caem dois (de Santa Catarina). Só ver quais os clubes que estão disputando. Tem o Vasco, o Goiás e quatro de Santa Catarina.

Erros anteriores

Não fiz nenhum estardalhaço depois do último jogo. Falei com a comissão de arbitragem, que apenas me disse o que tinha acontecido. "Acontece erro" e tal. Tudo bem. Alertei para uma situação que demonstra claramente a culpa da comissão de arbitragem e de quem tem poder sobre ela que é a própria CBF.

Ameaças

Em nenhum momento o Vasco pediu qualquer tipo de ajuda, mas está absolutamente claro que querem impedir que o Vasco alcance o seu objetivo e não vou assistir passivamente isso. Estou chamando a responsabilidade do presidente da CBF, chamando a responsabilidade desse departamento de árbitros que é absolutamente incompetente e espero que não tenha outras coisas por trás disso. Hoje é mera suposição. Se o presidente da CBF está vivendo problemas hoje, vai viver coisas muito maiores depois. Não tem direito de fazer isso com uma instituição centenária como o Vasco.

Elogios ao time e desafio contra Delfim

Nunca pedi escalação de árbitro, mas eles estão agindo com muita desfaçatez. É muito difícil ter equipe motivada, que está trabalhando, buscando atingir objetivo, não importa se o objetivo é bom ou ruim, que é prejudicada na sua caminhada. A denúncia é clara: da fragilidade do presidente da CBF e que tem disputa política com presidente da federação catarinense, que já declarou diversas vezes que está pronto para assumir. E tem demonstrado claramente isso. Algo está sendo tramado para impedir que o Vasco alcance o objetivo dele. Estou responsabilizando diretamente o presidente da CBF e essa comissão de arbitragem, que tem obrigação de mandar apurar a denúncia que estou fazendo ao presidente da federação de Santa Catarina. Se não fizer, (CBF e comissão) demonstram mais uma vez que estão absolutamente temerosos das consequências que podem advir de querer confrontar com esse presidente de Santa Catarina.

Demissão de Sérgio Correa?

Quem deve saber isso (se demite) é o presidente da CBF. Quem pode fazer isso é o presidente da CBF, constatando a incompetência. Ele tem que tomar providência, ele tem que fazer isso. Se é que ele está isento nessa trama toda, não lhe resta outra atitude, de intervir na comissão. Que demonstrou claramente que se não está mal intencionada é incompetente.

Temor de dirigente da Chape de pênalti a favor do Vasco

Achei normal, isso é próprio da trama toda, foi orientado. Quero saber quais pênaltis do Vasco ele viu? Hoje ficou demonstrado. Isso é mais velho que... quando vai para o jogo, ele fala de pênalti, das coisas que aconteceram. Eles estão claramente sendo beneficiados, todos catarinenses de maneira geral. Principalmente quando jogam com adversários com confronto direto.

Confiança contra queda

Já estou fazendo denúncia, não vou fazer nada de diferente daquilo que está sendo feito. O Vasco vai continuar. Aqueles que dizem que o Vasco caiu ou vai cair, com certeza vão se surpreender. Me sinto na obrigação pelo esforço dos atletas, da comissão técnica, de defendê-los. No final, o resultado não é positivo e não é pela má atuação deles, é que são prejudicados. E esses pontos não se recuperam mais. No jogo do Avaí não quis fazer nada, procurei a comissão de arbitragem. O árbitro que ia pela segunda vez fazer jogo do Brasileiro, um árbitro do Sul.

Licença de presidente da Federação catarinense

Não sabia disso. Mas... isso só mostra... isso aí é sacanagem. Como que um presidente de federação pode patrocinar, articular, a criação de uma liga, que vai prejudicar outras federações? Ele já devia estar licenciado há muito tempo. Licenciado ele tem mais condição de fazer coisas com mais facilidade. Ele, comprovadamente, eu tenho informações, esteve no vestiário do jogo do Vasco em Santa Catarina. Passei inclusive para a comissão de arbitragem. Não acontece de hoje, acontece permanentemente.

Retaliação a declarações?

Eu não estou só fazendo denúncia, estou afirmando. Espero que eles pelo menos pensem duas vezes. Não espero retaliação, espero atitude. Acho que ele não está tomando atitude nenhuma, mas pelo menos deveria tomar essa. Que intervenha na comissão de arbitragem, porque qualquer um que vá para lá vai ter procedimento diferente do que esses estão tendo.




Fonte: GloboEsporte.com