O "Clássico Vovô" no Brasil é considerado o confronto entre Fluminense e Botafogo, duelo regional dos mais antigos do país, mas Vasco e Chapecoense podem reivindicar o apelido para a atual edição do Campeonato Brasileiro. Os adversários desta quinta-feira, às 19h30 (de Brasília), no Maracanã, têm os times titulares com a maior média de idade dos 20 clubes da Série A. O Cruz-Maltino vai entrar em campo com média de 29,2 anos para enfrentar um Alviverde com média de idade de 28,6. Com muitos veteranos, como por exemplo Nenê e Cleber Santana, ambos com 34 anos, as equipes tentam mostrar fôlego em duelo direto contra o rebaixamento. Os cariocas estão há seis pontos do Avaí, primeiro fora do Z-4, enquanto os catarinenses estão só um ponto à frente do Coritiba, que abre a zona da degola.
O Vasco trata a partida como o "jogo do ano" e tenta manter o embalo que já o fez a distância para sair do Z-4 cair de 13 para seis pontos. Nos últimos seis jogos, foram quatro vitórias e dois empates. Para a arrancada continuar, o técnico Jorginho fez mistério com treinos fechados desde a semana passada. Um dos pontos de maior preocupação do comandante é com as bolas paradas da Chapecoense, por isso ele trabalhou esse tipo de jogada com exaustão. E a aposta do clube é na presença em peso da torcida, apesar de antecipadamente terem sido vendidos só cerca de 8.500 ingressos.
A parada do Brasileiro foi aproveitada pelo técnico Guto Ferreira, que completa um mês de Chapecoense, para implementar seu estilo de jogo e fazer ajustes o time. No entanto, ele preferia ter tido menos tempo sem jogo e manter o embalo da equipe alviverde, que teve boa atuação nos últimos dois jogos. Obteve a classificação na Sul-Americana e depois goleou o Palmeiras por 5 a 1. Diante de um concorrente direto pela permanência, o Verdão do Oeste quer voltar a vencer fora de casa e abrir distância da zona do rebaixamento.
Ricardo Marques Ribeiro (MG-Fifa) apita o jogo, auxiliado por Guilherme Dias Camilo (MG-Fifa) e Márcio Eustáquio Santiago (MG). O Premiere transmite a partida, e o GloboEsporte.com acompanha em Tempo Real, com vídeos.
As escalações
Vasco: Jorginho fez mistério com treinos fechados desde a semana passada, mas a equipe não deve mudar muito em relação aos últimos jogos. A dúvida é sobre os substitutos dos suspensos Martín Silva, Madson e Jorge Henrique, mas a tendência é que as vagas fiquem com Jordi, Bruno Ferreira e Herrera, respectivamente. O time deve jogar com: Jordi, Bruno Ferreira, Rodrigo, Luan e Júlio César; Bruno Gallo, Julio dos Santos, Andrezinho e Nenê; Herrera (Romarinho) e Leandrão.
Chapecoense: Guto não confirmou a escalação, mas encaminhou o time nos treinamentos sem grandes alterações. Para a partida contra o Vasco, o grupo deve entrar em campo com: Danilo; Apodi, Willian Thiego, Neto e Dener; Elicarlos, Cleber Santana, Camilo e Maranhão; Ananias e Túlio de Melo.
Quem está fora
Vasco: Jorge Henrique, Madson, Martín Silva e Rafael Silva, todos suspensos.
Chapecoense: a Chape tem cinco baixas para a partida contra o Vasco. O atacante Wiliam Barbio pertence ao time carioca e está fora dos relacionados. Bruno Silva foi submetido a exames, que apontaram uma lesão na panturrilha. Completam o departamento médico o meia Maylson e os volantes Richarlyson e João Afonso.
Pendurados
Vasco: Andrezinho, Emanuel Biancucchi, Julio dos Santos, Nenê e Rafael Vaz.
Chapecoense: Bruno Silva, Cleber Santana, Danilo, Neto, Rafael Lima, Vilson, Wagner, Wanderson e William Barbio.
Fonte: GloboEsporte.com