Pela primeira vez em sua história, o Campeonato Carioca pode ser decidido em Brasília na próxima temporada. Com a controvérsia envolvendo uma suposta vantagem a Vasco e Botafogo no mando dos clássicos, a situação prevista em seu regulamento ainda não é discutida, mas a própria federação admite o risco por causa das obras no Maracanã e no Engenhão para os Jogos Olímpicos de 2016.
Segundo o ESPN.com.br apurou, membros do Governo do Distrito Federal (GDF) já foram sondados sobre a possibilidade de a final do estadual ser disputada no Mané Garrincha, no ano que vem.
A chance de isso acontecer consta no artigo 33 do regulamento da competição.
"Excepcionalmente em 2016, em função da realização dos Jogos Olímpicos - Rio 2016, caso não se disponha dos estádios do Maracanã ou Nilton Santos, quaisquer partidas da semifinal e da final poderão, por acordo entre os clubes participantes da respectiva partida, com a anuência da FERJ, ser realizadas fora do Estado do Rio de Janeiro", diz o trecho.
Ele foi aprovada em Conselho Arbitral, ainda em agosto.
A transferência de uma eventual decisão para outro local passa, claro, pelos times e também pela confirmação da indisponibilidade do Maracanã e do Engenhão. As equipes estudam inicialmente planos alternativos por conta da Olimpíada.
Flamengo e Fluminense, por exemplo, conversam para mandar suas partidas no estádio da Portuguesa, da Ilha do Governador, e tentam reduzir os custos. Outra opção é a vizinha Espírito Santo. O Botafogo trabalha com a volta do Caio Martins como prioridade enquanto que o Vasco conta com São Januário.
Fonte: ESPN.com.br