Os números do Vasco da Gama no Campeonato Metropolitano sub-13 impressionam. Até agora, o cruzmaltino somou 15 pontos, marcou 34 gols e não sofreu nenhum. A campanha irretocável inclui ainda duas vitórias expressivas nos clássicos contra Botafogo e Fluminense.
O desempenho nas primeiras cinco rodadas da competição estadual é fruto de um planejamento traçado pela comissão técnica no início da temporada. O mesmo consistiu em manter a rotina de treinamentos e organizar amistosos no período sem torneios para que o atletas não parassem de evoluir.
A estratégia surtiu efeito, e hoje nennhuma outra equipe do Rio de Janeiro possui um rendimento superior ao mirim cruzmaltino dentro das quatro linhas. O momento vivido é festejado pelo treinador Vinícius Almeida, que no começo da temporada levou o Vasco ao terceiro lugar na Copa Cidade Verde.
- Vejo com bom olhos o nosso desempenho. Não me refiro apenas aos clássicos, mas sim a todos os outros jogos. O comportamento do nosso time tem sido o mesmo em todas as partidas. É claro que a motivação é maior nos clássicos, mas não podemos deixar de mencionar o empenho dos atletas quando entram em campo para defender o Vasco. O que tem feito a diferença nesse início de Metropolitano é o nosso espírito coletivo, o nosso entrosamento - declarou o técnico Vinícius Almeida.
O que se percebe dentro de campo é uma equipe disciplinada taticamente e que tem o equilíbrio como principal virtude. Se o ataque vem correspondendo e possui uma média de quase sete gols por partida, a defesa não fica atrás. Titular da meta vascaína, o goleiro Ícaro ainda não foi vazado neste Campeonato Metropolitano.
- Tive uma escola de formação muito boa. Na verdade, ainda faço parte desse processo e sigo aprendendo coisas que ajudam a me tornar um melhor treinador de futebol. Tenho como mestre o Josué Teixeira, atual técnico do Macaé. Fui estagiário dele no Nova Iguaçu e a aprendi a treinar bem o sistema defensivo. Venho aplicando esse conhecimento na minha equipe, e ela vem executando. Estamos colocando em prática também princípios para o setor ofensivo - afirmou o comandante do sub-13.
Em excelente fase, o mirim volta aos gramados no próximo domingo (04), às 09 horas, para enfrentar o Duque de Caxias. O Gigante da Colina duelará com o time caxiense no Centro de Treinamento do Tigres do Brasil, em Xerém. Uma vitória manterá o clube de São Januário na primeira colocação do torneio estadual.
Fonte: Site oficial do Vasco