Clubes discutem mudança na Copa São Paulo, que passaria a ser Sub-17

Sexta-feira, 02/10/2015 - 03:29
comentário(s)

Com as duas competições sub-20 promovidas pela CBF (Copa do Brasil e Campeonato Brasileiro), o calendário da base brasileira, ao menos nos juniores, fica cheio, e precisaria ser reduzido para que os clubes deem férias aos seus jogadores e funcionários. Uma sugestão lançada é de que a Copa São Paulo se torne sub-17 e a tendência é que essa possibilidade seja cada vez mais discutida.

Entre os clubes, há um consenso de que, sob o ponto de vista técnico, a mudança seria vantajosa. O time sub-20 poderia ter férias em dezembro e fazer a pré-temporada com os profissionais (isso se o Brasileiro Sub-20 do Rio Grande do Sul virar sub-17 também), e isso facilitaria na integração entre juniores e profissionais. Para observadores, a mudança seria benéfica também, porque o jogador de 17 anos tem mais tempo para ser trabalhado do que o de 20, que estoura a idade no ano seguinte.

Ainda não há, no entanto, um movimento nessa direção, e a coisa não é tão simples assim. A decisão sobre a mudança de idade não seria tomada pelos clubes. A Copinha ainda é o principal torneio de base do país, organizada pela federação estadual mais forte do país e tem uma grande exposição. Ao mesmo tempo, é disputada com jogos de dois em dois dias (no máximo de três em três), muitas vezes em campos que não oferecem boas condições de jogo, e sob um forte calor.

Fonte: Blog Bastidores FC - GloboEsporte.com