Vascaínos se apresentaram à Seleção Brasileira Sub-15

Terça-feira, 29/09/2015 - 01:54
comentário(s)

Visando o Campeonato Sul-Americano, competição que será disputada entre os dias 21 de novembro e 06 de dezembro na Colômbia, a Seleção Brasileira sub-15 se apresentou no último domingo (28/09), pela manhã, na cidade de Itu, em São Paulo. Na delegação, cinco jogadores da equipe infantil do Vasco da Gama: Lucão (goleiro), Miranda (zagueiro), Caio Lopes (volante), João Pedro (meio-campo) e Paulinho (atacante).

O Gigante da Colina foi o clube que mais cedeu atletas para o time canarinho nesta convocação. O alto número de representantes cruzmaltinos no selecionado sub-15 é fruto da reformulação iniciada no começo da temporada. Com respaldo da direção e apoio de sua comissão técnica, o treinador Mário Jorge modificou a forma de atuar das gerações 2000 e 2001 e captou algumas peças importantes.

Camisa 5 do time campeão da Taça Guanabara, Caio Lopes é uma delas. Com passagens por Audax e Flamengo, ele chegou ao cruzmaltino no início de 2015 e não demorou muito para conquistar seu espaço. Obediente taticamente, o jovem possui uma boa qualidade e se destaca por possuir uma boa leitura de jogo. Trazido para atuar como zagueiro, o hoje volante comemorou a primeira convocação.

- É uma sensação inexplicável! Quando soube da minha convocação, nem acreditei. Fiquei assustado. Nem nos meus maiores sonhos eu esperava isso. Foi tudo muito rápido. Lembro que quando cheguei ao clube passei por um período de testes e tive que suar muito a camisa para conquistar o meu espaço. Não poderia deixar de agradecer aos meus familiares e ao Vasco, em especial ao treinador Mário Jorge, que me deu oportunidade de jogar e lutar por uma vaga no time. Chegar na Seleção é sonho de cada um.Vou fazer de tudo para agarrar essa oportunidade - afirmou Caio Lopes.

Capitão e artilheiro dos clássicos prometem dedicação total

Outro que vestirá pela primeira vez a amarelinha é o atacante Paulinho. Captado em 2010 após se destacar nas quadras com a camisa do Madureira, o jovem é o vice-artilheiro do sub-15 e já chegou a disputar algumas partidas no time sub-17. Embora tenha um poder de finalização apurado, o talentoso jogador se destaca também por outros atributos: habilidade, velocidade e obediência tática. Foi ele quem mais marcou gols nos rivais em 2015.

- Tomei um susto quando a comissão técnica reuniu o grupo e anunciou a nossa convocação. A ficha só caiu para mim quando vi a relação oficial. Espero desempenhar bem a minha função dentro das quatro linhas. Vou buscar colocar em prática os ensinamentos recebidos até aqui e executar com perfeição o que for solicitado pelo treinador da Seleção. Sei que estou indo para ser avaliado. Com humildade e muita determinação, vou buscar agarrar essa chance para voltar a ser convocado - declarou Paulinho.

Capitão do elenco infantil, Matheus Miranda fecha a lista de estreantes. Dentre os convocados, o garoto é o que mais possui tempo de clube. Natural de Magé, o zagueiro chegou ao cruzmaltino em 2006 e teve um pouco de dificuldade para se adaptar no início, mas superou as adversidades e conquistou seu espaço no futsal. No campo, se firmou como titular da geração 2000 e levantou troféus nas categorias pré-mirim, mirim e infantil.

- Ser convocado para a Seleção Brasileira é uma coisa de outro mundo. Sempre foi um grande sonho meu vestir a camisa amarelinha. Já se passaram alguns dias, mas sigo bastante emocionado. Não poderia deixar de agradecer ao Vasco, clube que significa muita coisa para mim. Posso garantir que irei fazer de tudo para mostrar o meu trabalho e corresponder às expectativas. Quero continuar sendo convocado. Estou muito feliz com essa oportunidade - disse o líder nato Matheus Miranda.

Muralha e canhotinho polivalente retornam mais confiantes

Ao contrário de Caio Lopes, Paulinho e Miranda, João Pedro não viverá sua primeira experiência na Seleção Brasileira, pois foi chamado diversas vezes na temporada passada. A convocação, porém, não é menos especial para ele. Nas listas anteriores, o meia foi lembrado na condição de lateral-esquerdo, posição que atuava no início de sua trajetória em São Januário, em 2013. De volta, dessa vez como armador, o jovem não escondeu a alegria.

- A emoção de retornar é grande. Fiquei muito tempo sem ser convocado e achei que poderia não voltar mais, principalmente após trocar de posição no início da temporada. Cheguei a pensar nisso porque hoje jogo num setor que é muito mais concorrido. Graças a Deus, tive a felicidade de ser novamente chamado, agora como meio-campo. É uma nova fase na minha carreira. Darei o meu máximo para convencer a comissão técnica que posso continuar servindo à Seleção. Representar bem o Vasco também é meu objetivo - garantiu João Pedro.

Nascido em 2001, Lucão é o caçula no grupo de convocados vascaínos. O goleiro chegou ao cruzmaltino em 2013 e rapidamente conquistou seu espaço. Apesar de ser um ano mais novo, se tornou titular da geração 2000 logo em sua primeira temporada no clube. Assim como João Pedro, o garoto de Barra Mansa foi chamado com frequência para o time canarinho no ano passado. Agarrar a nova oportunidade é o objetivo do camisa 1.

- Vejo esse retorno como uma nova oportunidade de mostrar o que sei. Assim como o João, não era convocado desde o ano passado. Trabalhei muito durante esse período para ir bem no Vasco e mostrar que poderia voltar a ser convocado. Agora, graças a Deus, estou recebendo uma chance outra vez. Farei o máximo para não ter quer ficar longe da Seleção de novo. Participei de três convocações, e gostei muito de viver aquele ambiente. Dessa vez, estou indo para permanecer - prometeu Lucão.

Comandada pelo treinador Guilherme Dalla Déa, a Seleção Brasileira sub-15 tentará neste ano vencer o Campeonato Sul-Americano da categoria pela quarta vez. A última conquista do time canarinho ocorreu em 2011. Na oportunidade, curiosamente, o Brasil contava em seu elenco com cinco jogadores do Vasco da Gama. Foguete, Danilo, Baiano, Matheus Índio e Thiago Mosquito foram os representantes do Gigante da Colina.



Fonte: Site oficial do Vasco