O Vasco chega ao fim do período de transferências (ontem foi o último dia para inscrição de jogadores) como o campeão de contratações em 2015 entre os clubes da Série A. Mas, em campo, a ostentação não surtiu efeito, e a equipe está na outra ponta da tabela. Ao invés de brigar por título, o time enfrenta o Cruzeiro, às 22h, no Mineirão, com o sonho de largar a lanterna, em uma mostra de como um planejamento equivocado compromete o ano.
Regularizado esta semana, Bruno Teles foi o 32º a chegar em São Januário neste ano. Se for utilizado pelo técnico Jorginho, o lateral-esquerdo será o 46º a atuar pelo Vasco na temporada. Com um elenco inchado, o clube contratou atletas que vieram e já deixaram o clube, como o atacante Gilberto e o meia Marcinho; ou que sequer entraram em campo com a camisa vascaína, como o lateral-esquerdo Erik Daltro e o zagueiro João Carlos.
Os números mostram como contratar sem critérios pode levar a equipe à lona. Em 2015, 11 atacantes atuaram pelo clube, apenas um homem a menos do que a soma de gols no Brasileiro. Na criação, a situação é pior. No total, 12 meias passaram por São Januário. Passes para gol, no entanto, foram apenas nove na competição em que o time busca sobrevida.
Se não trouxeram ganhos técnicos, as contratações desenfreadas acrescentaram ainda menos às finanças. Um dos casos mais emblemáticos é o do lateral-direito Nei, que recebe R$ 170 mil mensais e não atua desde 15 de abril. O zagueiro Sandro Silva, que recebe R$ 10 mil a mais, foi emprestado para o Bragantino após falhar contra o Flamengo, em janeiro. Mas foi dispensado pelo clube paulista na semana passada e voltou a ser um abacaxi.
Do provável time titular contra o Cruzeiro, sete jogadores foram contratados este ano, sendo que três entraram para o plantel neste segundo semestre. Mas entrosamento não é o problema, neste momento, garantem. Empolgados por duas vitórias seguidas, os vascaínos já sonham em voltar de Belo Horizonte sem a lanterna, o que acontecerá se o Vasco vencer e o Joinville perder para o Sport.
— A vitória, sem dúvida, seria um grande resultado. Vamos respeitar o Cruzeiro, mas pensamos em vencer — afirmou o zagueiro Luan.
Confira a lista dos 32 jogadores contratados pelo Vasco em 2015:
Zagueiros - Aislan e João Carlos;
Laterais - Bruno Ferreira, Bruno Teles, Christiano, Erick Daltro, Jean Patrick, Julio César e Madson;
Volantes - Diguinho, Felipe Seymour, Jackson Caucaia, Lucas, Serginho e Victor Bolt;
Meias - Andrezinho, Bruno Gallo, Daniel Rozen, Emanuel Biancucchi, Julio dos Santos, Marcinho, Matheus Índio, Mosquito e Nenê;
Atacantes - Dagoberto, Erick Luis, Gilberto, Herrera, Jorge Henrique, Leandrão, Riascos e Romarinho.
Fonte: Extra Online