O Shakhtar Donetsk segue firme na busca pelo décimo título do Campeonato Ucraniano de sua história. Nesta sexta-feira, o vice-campeão da temporada 2014-15 não tomou conhecimento do Metalist e, fora de casa, no Complexo Esportivo Oblasny, em Kharkiv, massacrou por 5 a 0 na abertura da sétima rodada do Nacional.
Com cinco brasileiros em campo - Márcio Azevedo, Marlos, Fred, Taison e Alex Teixeira -, o time comandado pelo romeno Mircea Lucescu assumiu a liderança provisória do torneio com o mesmo número de pontos do rival e atual campeão, Dínamo de Kiev (16), mas fica a frente pelo número de gols de saldo (12 contra nove).
Coube ao ex-vascaíno Alex Teixeira liderar a goleada do Shakhtar sobre o Metalist. O primeiro tento dos visitantes, contudo foi do lateral-esquerdo Yaroslav Rakistkiy, aos 35 minutos do segundo tempo. Apenas quatro minutos depois, o brasileiro foi às redes pela primeira vez no jogo, ampliando e fechando o marcador no primeiro tempo.
Na segunda etapa, o time de Donetsk não tirou o pé do acelerador e foi mortal. Logo aos sete minutos, o zagueiro Oleksandr Kucher fez o terceiro. Depois, aos 16, Teixeira cobrou pênalti para iniciar a goleada e marcar seu sétimo gol no Ucraniano e disparar na artilharia - tem quatro a mais que Eduardo da Silva, Kalinic, Júnior Moraes, Seleznyov e Yarmolenko.
Os visitantes ainda tiveram tempo para trancar o caixão dos donos da casa aos 35 minutos do segundo tempo. O centroavante Oleksandr Gladkiy completou passe de Kovalenko para fazer o quinto e decretar a goleada por 5 a 0.
Na próxima rodada, o Shakhtar recebe, em sua casa, o Stal Dniprodzerzhynsk, às 11h (de Brasília). Antes, porém, na quarta-feira, vai a Madri para enfrentar nada mais, nada menos, que o poderoso Real Madrid, no Santiago Bernabéu, na estreia da Uefa Champions League.
Fonte: ESPN.com.br (texto), Youtube (vídeo)