Handebol Feminino: 3 atletas do Vasco escolhidas entre as melhores da Copa Brasil

Segunda-feira, 24/08/2015 - 12:29
comentário(s)

A Copa Brasil de handebol, disputada em Fortaleza, chegou ao fim, e as atletas do Vasco/FAB foram destaques da competição. A equipe terminou o torneio com quatro vitórias e apenas uma derrota, para o campeão, por diferença de apenas um gol, e sem contar com Nadyne e Samara nesta partida.

Mesmo sem conquistar o título, o Gigante da Colina volta para o Rio de Janeiro como o clube com mais atletas na seleção do evento. Jerusa (melhor goleira e goleira menos vazada), Erika (melhor ponta direita) e Fabiane (melhor meia direita) foram as representantes cruzmaltinas na lista das melhores.

Emanuelle do UCS (RS) (melhor pivô), Thais e Talita do Clube Português (PE) (melhor ponta esquerda e melhor central), e Jaqueline do Jundiaí (SP) (melhor meia esquerda) foram as outras premiadas. Jerusa fechou o gol vascaíno, e foi uma das responsáveis pelo setor defensivo ter sido eficiente.

- Foi uma grande surpresa a premiação, eu não esperava. Vinha me preparando desde o início do ano para esta competição e para a Liga Nacional, que é nosso objetivo principal, e tive a felicidade de fazer uma boa competição, com excelentes defesas. É muito emocionante representar o Vasco da Gama e a FAB, me preparei desde o ano passado para estar integralmente ao handebol vascaíno. Esta competição a nível nacional, com certeza nos prepara bem para a Liga Nacional, e eu espero manter este rendimento para representar da melhor forma o Vasco/FAB. Quero me manter neste patamar para cima - disse Jerusa.

O técnico da seleção brasileira, o dinamarquês Morten Souback esteve presente em Fortaleza acompanhando o torneio. Erika foi a artilheira cruzmaltina na competição, com 26 gols, e se destacou em todos os jogos, com poder ofensivo, e faro de gol. Destra, a melhor ponta direita do campeonato se sobressaiu em uma posição ocupada tradicionalmente por canhotas. A atleta foi observada pelo treinador, e conta sobre a conversa que teve com o comandante da seleção nacional.

- Fiquei muito surpresa por ter ganho este prêmio, apesar do meu rendimento, porque disputei com duas atletas mais novas, com passagens por seleção de base, e ainda canhotas. Então, eu não esperava, me emocionei muito. O Morten veio falar comigo, me parabenizou e falou que era uma pena eu não ser canhota. No meu ponto de vista, ele reconheceu meu potencial e minha boa participação, e, no momento, eu estou focada em fazer o melhor para o Vasco/FAB - afirmou Erika.

Fabiane também passa pela mesma situação da colega. A atleta atua em uma posição destinada a pessoas que jogam com a mão esquerda, o que não é seu caso. A meia direita, que tem passagens pela seleção, ficou marcada pela força de vontade em ajudar a equipe, aliada a sua técnica. Na disputa pelo terceiro lugar, a cruzmaltina caiu no chão após sofrer uma falta, e teve que levar alguns pontos no rosto.

- Por mais que eu já tenha sido convocada para a seleção jogando nesta posição, eu realmente não esperava. No dia em que perdemos a semifinal, eu fiquei muito abalada, mas tentei focar no dia seguinte para levar a terceira colocação. Este prêmio e este troféu eu vou dedicar aos meus pais, que sempre me apoiaram desde que eu optei pelo handebol. Agora eu estou voltando para o Rio de Janeiro levando para eles as premiações, além de alguns pontinhos no rosto - brincou Fabiane.



Fonte: Site oficial do Vasco