O Club de Regatas Vasco da Gama completa 117 anos neste 21 de agosto de 2015. A história do Gigante da Colina se entrelaça com a do Brasil. Em 1923, foi o primeiro campeão carioca de futebol com jogadores negros e brancos pobres em seu plantel, enfrentando o preconceito e a diferenciação social vivenciados naquele período.
Os vascaínos construíram para a instituição o então maior estádio da América do Sul: o Estádio Vasco da Gama, popularmente conhecido como Estádio de São Januário, inaugurado em 21 de abril de 1927, no bairro tradicional carioca de São Cristóvão.
Neste local sagrado para os vascaínos, aconteceram momentos que entraram para a história do país. São Januário foi palco do anúncio das primeiras leis trabalhistas brasileiras, ditadas pelo presidente Getúlio Vargas, em plena Tribuna de Honra. O estádio também serviu como espaço para desfile das escolas de samba, em que se viu a Portela conquistar o campeonato de 1945. O famoso maestro Heitor Villa-Lobos regeu corais orfeônicos com mais de 40 mil vozes
Dentro do âmbito esportivo e futebolístico, o Vasco foi o primeiro campeão de um título continental, com a conquista do 1º Campeonato Sul-Americano e de Clubes Campeões (1948 - Invicto). A este somou-se o segundo, a Taça Libertadores da América (1998). O Vasco tornou-se o primeiro campeão carioca do Maracanã (1950). Conquistou 23 vezes o campeonato carioca e dentro destas conquistas, cinco foram de forma invicta (1924, 1945, 1947, 1949 e 1992). O time promoveu ainda a "Virada do Século", na final da Copa Mercosul de 2000, quando bateu o Palmeiras por 4 a 3, após estar perdendo por 3 a 0 ao fim do primeiro tempo.
O último título nacional do clube foi a Copa do Brasil de 2011. Parabéns, Gigante da Colina! Que venham muitas glórias para sua torcida fiel, empolgante e apaixonada, que nunca te abandonará.
Fonte: CBF