Jorge já mandou o recado. Falou em guerra e avisou que o Flamengo vai matar o confronto diante do Vasco na Copa do Brasil logo no primeiro jogo. Em São Januário, o discurso não foi muito diferente. Porta-voz do elenco após o treino desta terça-feira, o meia-atacante Nenê evitou rebater o adversário. Mas tratou de jogar a responsabilidade para a Gávea.
Os dois rivais vivem momentos completamente diferentes. Depois de se reforçar com o peruano Guerrero, o Flamengo terminou o primeiro turno na 13 posição. Apesar da irregularidade, conquistou 23 pontos. Dez a mais do que o Vasco, que sofre há 16 rodadas na zona do rebaixamento. Para o novo camisa 10 do Cruz-Maltino, um confronto capaz de mudar a cara do time também no Campeonato Brasileiro.
- Será um jogo muito importante e especial. Pressão toda para eles, que estão em melhor situação. Precisamos ter cabeça, é um jogo de 180 minutos. Nosso pensamento é de entrar para ganhar. Vamos com tudo para buscar o resultado, já que esse confronto pode mudar muito a cara do Vasco. Não tem a ver com o Brasileiro, mas acarreta. Se ganharmos, dará uma moral muito grande, mostrando a grupo e torcida que estamos vivos, que confiamos na virada - frisou Nenê.
De volta ao futebol brasileiro após 12 anos, o jogador não vê a hora de entrar em campo. Quer ver o Maracanã lotado e sentir a pressão de seu primeiro clássico no futebol carioca. Nenê garante que está pronto para a guerra e, assim como o presidente Eurico Miranda, se refere ao duelo como um ''jogo à parte''.
- Já senti o clima do clássico na minha apresentação, quando o Eurico disse que eu ia jogar e a gente ia ganhar (risos). A rivalidade vem desde a base. Não podemos perder, principalmente do Flamengo. É um clima fantástico. é o jogo que o jogador espera. O Brasil inteiro querendo ver. Vai ser uma guerra. Temos que entrar com tudo. Jogo à parte como eu digo, campeonato à parte como o presidente diz... É a mesma coisa, só mostra importância do jogo. Acaba sendo especial. São aqueles jogos que são bons de jogar, a pressão, estádio lotado... Duas torcidas. Temos que dar tudo em campo.
O reforço não hesita nem em responde a difícil pergunta: o que você prefere? Ganhar a Copa do Brasil ou evitar o rebaixamento?
- Porque não os dois? Eu acredito nesses dois feitos. Imagina uma situação dessa, muitos dizendo que está difícil. Mas é nessa hora que a gente vê o homem, o jogador. Se a gente conseguir evitar o rebaixamento e ganha a Copa do Brasil, seria maravilhoso. Vamos buscar até o final.
O Vasco encara o Flamengo nesta quarta-feira, às 22h (de Brasília), no Maracanã, pela primeira partida das oitavas de final da Copa do Brasil. Pelo Brasileiro, o próximo compromisso será no sábado, diante do Goiás, no Serra Dourada.
Fonte: GloboEsporte.com