Encerrado o primeiro turno do Brasileirão-2015, o argentino Lucas Pratto, do Atlético-MG, lidera com média 6,8 o Troféu Gringo do Ano, que vai premiar o melhor estrangeiro do campeonato. O peruano Paolo Guerrero, do Flamengo, é o segundo colocado, com 5,0, favorecido pela ausência do goleiro uruguaio Martín Silva, do Vasco, que disputou sete partidas, uma a menos do que o mínimo necessário para ser incluído na disputa.
Um dos critérios para participar da premiação é ter entrado em campo em pelo menos 40% das rodadas disputadas. Para 19 rodadas, o mínimo é de oito jogos. Outra exigência é ter nascido no exterior.
Quem conseguiu um salto na classificação do "Gringo" foi o zagueiro equatoriano Fricson Erazo, do Grêmio, que fez gol no Joinville, marcou 13,1 pontos e passou da sétima para a terceira colocação, com média 4,3.
Vale lembrar que apesar de os jogos Atlético-MG 2 x 2 Santos, Figueirense 0 x 0 Internacional, Atlético-MG 3 x 1 São Paulo e Corinthians 3 x 0 Vasco não terem contado pontos para o Cartola, o desempenho dos jogadores foi medido da mesma forma e vale para o "Gringo".
A premiação tem como base os critérios estatísticos de pontuação do Cartola, mas não é mais possível afirmar que "o Troféu Gringo do Ano leva em conta a média de pontos conquistados no Cartola FC", já que a média de alguns deles no "Gringo" agora é diferente da do fantasy game.
Veja como está a classificação passada a 19ª rodada:
Fonte: GloboEsporte.com