O sábado (15/08) começou de forma positiva para o Vasco da Gama. Na expectativa para o duelo contra o Coritiba, pela 19ª rodada do Campeonato Brasileiro, a torcida cruzmaltina recebeu um belo presente pela manhã. No Estádio Luso Brasileiro, na Ilha do Governador, o time sub-15 bateu a Portuguesa por 3 a 0.
Com o resultado, obtido com gols de Lucas Henrique, Caio Lopes e Matheus Saturnino, o Gigante da Colina entrou na zona de classificação para a semifinal da Taça Rio e manteve a distância de dois pontos para os líderes Botafogo e Flamengo. O clube de São Januário é atualmente o quarto colocado do segundo turno do Carioca.
O JOGO
Postulantes ao G4 neste início da Taça Rio, Vasco e Portuguesa fizeram um início de jogo equilibrado. Mesmo atuando em casa, a Lusa adotou uma estratégia defensiva e conseguiu segurar o campeão da Taça Guanabara nos primeiros minutos. A primeira chance vascaína veio aos 15 minutos, com Victor César. Depois de uma bela jogada individual de João Pedro, o atacante finalizou por cima do gol. Outro que não balançou as redes foi Lucas Henrique, aos 18.
Percebendo a dificuldade cruzmaltina no momento da conclusão, o treinador Mário Jorge pediu tranquilidade aos atletas no momento da parada técnica. A conversa surtiu efeito e, aos 22 minutos, Paulinho sofreu pênalti. Na cobrança, Lucas Henrique deslocou o goleiro e saiu para o abraço: VASCO 1 x 0. Seis minutos depois, boa jogada de João Pedro e cabeçada de Paulinho na trave.
Melhor em campo, o Gigante da Colina ampliou sua vantagem aos 35 minutos. Após João Pedro receber de Mateus Luís e colocar o goleiro para trabalhar com um belo chute da intermediária, João Laranjeira cobrou escanteio curtinho para Sergipe e o viu colocar a bola na cabeça de Caio Lopes, que não desperdiçou: VASCO 2 x 0. Ainda na etapa inicial, Lucas Henrique recebeu de Paulinho e quase deixou sua marca aos 39.
O último tento vascaíno na partida foi anotado no início do segundo tempo, em bonita jogada pelo lado direito. Na oportunidade, Miranda lançou, João Pedro tocou de calcanhar, Sergipe cruzou, Paulinho preparou e Matheus Saturnino estufou as redes: VASCO 3 x 0. No decorrer do confronto, o clube de São Januário seguiu superior, mas não conseguiu aumentar o marcador. José Fernando, Rafinha e Matheus Saturnino pararam no goleiro rival.
Escalação do Vasco: Lucão, Sergipe (Lucas Saturnino), Miranda (Lucas Vitor), Mateus Luís e Rafinha; Caio Lopes, Lucas Henrique (Luan Teixeira), João Pedro (Mendonça), João Laranjeira (Roger) e Paulinho (José Fernando); Victor César (Matheus Saturnino). Treinador: Mário Jorge.
Fonte: Site oficial do Vasco