Há décadas não era tão comum assistir a um Clássico dos Milhões. Mais precisamente, há 42 anos. Com o sorteio que pôs Flamengo e Vasco frente a frente nas oitavas de final da Copa do Brasil, os times chegarão ao fim de 2015 com oito disputas. Uma marca inédita para grande parte das gerações dos atuais rubro-negros e vascaínos.
Até o momento, os times se enfrentaram cinco vezes. A primeira em janeiro, pelo Torneio Super Series, ainda na pré-temporada, em Manaus. Vitória rubro-negra por 1 a 0. O segundo encontro foi na Taça Guanabara, primeiro turno do Campeonato Carioca. Nova vitória do Flamengo, por 2 a 1, debaixo de um temporal no Maracanã. Em seguida, o Vasco deu o troco na semifinal do Carioca, quando empatou o primeiro jogo sem gols e venceu o arquirrival e o eliminou da competição no segundo, com vitória de 1 a 0. No primeiro turno do Brasileiro, na Arena Pantanal, mais uma vitória vascaína, também por 1 a 0.
Ainda com um jogo a cumprir no Campeonato Brasileiro e os dois da Copa do Brasil, os times mais populares do Rio de Janeiro vão chegar aos oito jogos, fato que ocorreu pela última vez em 1973. Entre torneios amistosos, Campeonato Carioca e Campeonato Brasileiro foram quatro vitórias rubro-negras, duas vascaínas e dois empates. A situação é mesmo bem atípica.
Nem mesmo em 2006, quando os cariocas se encararam na final da Copa do Brasil, houve tantos clássicos numa só temporada. Foram cinco. A última vez em que houve uma enxurrada ainda maior de disputas entre Flamengo e Vasco foi há 50 anos: 1965. Nesta temporada foram nove clássicos. E de maneira muito equilibrada: três vitórias para cada lado e três empates.
Fonte: ESPN.com.br