Ter um elenco numeroso, seja por necessidade ou por planejamento - caso específico e bem-sucedido do Palmeiras -, não significa um caminho para o sucesso. O Brasileiro de 2015 mostra justamente o contrário. Até a 15ª rodada, Coritiba e Joinville lideram a lista de times que mais usaram jogadores nesta primeira parte da competição. Coincidência ou não, os dois times lutam rodada a rodada para fugir da zona de rebaixamento, fato inviável para este fim de semana.
O Coritiba já colocou em campo 38 atletas nas 15 partidas que realizou na Série A deste ano. E ainda tem gente para estrear e aumentar essa contagem, casos do lateral-esquerdo Juan e do atacante Henrique Almeida (ex-São Paulo e Botafogo). Na última colocação, o JEC não fica muito atrás na quantidade de jogadores utilizados. O clube catarinense contou com 36 atletas até aqui e terá o seu terceiro treinador efetivo no torneioo. Paulo César Gusmão estreia no clássico estadual contra o Avaí.
Chapecoense, Ponte Preta e Sport aparecem no outro extremo da pesquisa. Até aqui, os três clubes usaram apenas 25 jogadores. A Chape e a Ponte têm feito uma campanha mediana. O Sport, no entanto, tem sido sinônimo de eficiência com o "pequeno grupo" que vem mandando a campo para representar as suas cores.
O Rubro-Negro pernambucano ocupa a quarta colocação e é o time que menos perdeu no Brasileirão até aqui - apenas uma derrota. Líder do Brasileirão, o Atlético-MG de Levir Culpi usou 26 jogadores até aqui. O Internacional estava em duas frentes - chegou à semifinal da Libertadores - e por isso é um dos que mais tiveram de buscar opções para colocar em campo na Série A deste ano.
Veja a lista com o número de jogadores utilizados por clube até a 15ª rodada (o Vasco usou Jean Patrick no meio de seman, já pela 16ª rodada, seu trigésimo atleta):
Fonte: Blog Numerólogos - GloboEsporte.com