A história de Gilberto em São Januário termina nesta segunda-feira. Artilheiro do Vasco na temporada 2015 com nove gols e peça importante na conquista do título carioca, o atacante perdeu espaço na equipe e aparecia como última opção no setor ofensivo. Fora do banco nas duas últimas partidas, ele confirmou ao GloboEsporte.com na manhã desta segunda-feira que vai ao clube para rescindir contrato com o Cruz-Maltino. O empréstimo junto ao Toronto FC ia até fevereiro de 2016. O Chicago Fire, também da Major League Soccer (MLS, a liga de futebol dos Estados Unidos), deve ser o destino do atacante.
- Vou voltar a MLS - disse o atacante, por mensagem de celular.
Gilberto chegou ao Vasco em fevereiro deste ano. Virou titular absoluto no estadual e marcou o gol que sacramentou o fim do jejum de 12 anos sem conquistas no Rio de Janeiro. As fracas atuações no Brasileiro e a chegada de reforços para o setor (Herrera e Riascos), no entanto, fizeram o atacante perder espaço. Atualmente, ele aparece como última opção, atrás ainda de Dagoberto, Thalles e Rafael Silva.
Titular nas primeiras quatro partidas de Celso Roth no comando do Vasco, Gilberto teria tido também um desentendimento com o treinador, o que contribuiu ainda mais para a perda de espaço. Sacado no time após a derrota para o São Paulo, ainda chegou a entrar no segundo tempo do revés diante do Grêmio. Depois desse jogo, não foi mais utilizado.
Após a primeira partida contra o América-RN, Roth declarou que o jogador tinha pedido alguns dias para melhorar a parte física. O atacante reapareceu no banco contra o Fluminense, mas voltou a ficar fora da relação na segunda partida contra o América-RN e também diante do Palmeiras. Apesar da saída iminente, o técnico sempre despistou ao tocar no assunto. No último domingo, disse que o atacante ficou fora por opção, mas garantiu que contava com ele.
- Foi opção minha (não ser relacionado). Coloquei Thalles e Riascos no banco, eles estiveram bem em Natal. Assim como a opção de mudar o esquema. Imagina se eu levo quatro gols com três volantes? A princípio, o Gilberto ficou fora nesse jogo, mas faz parte do grupo.
Com o adeus de Gilberto, Rafael Silva passará a ser o jogador do elenco com mais gols no ano: seis. O atacante também é considerado reserva na atual formação, que tem Dagoberto e Herrera como homens mais adiantados. O Vasco tem apenas 12 pontos ganhos e ocupa a incomoda 18ª posição no Campeonato Brasileiro. Já são 12 rodadas na zona do rebaixamento.
Fonte: GloboEsporte.com