Poucos jogadores conseguem assumir a posição de xodó com curto tempo de clube, mas para Rafael Silva a missão foi cumprida com sucesso. Reforço do Vasco no início da temporada, o jogador balançou as redes cinco vezes no Campeonato Carioca e foi o destaque da equipe na reta final da competição, com gols nos dois jogos decisivos diante do Botafogo que puseram fim ao jejum do clube de São Januário, que havia 12 anos não conquistava um título estadual.
O atacante chegou ao Gigante da Colina por indicação do até então treinador vascaíno Doriva, com quem havia trabalhado no Ituano. Após o início de destaque, foi fácil cair nas graças dos torcedores. Contudo, Rafael Silva não conseguiu manter as boas apresentações no início do Campeonato Brasileiro e, assim como o time, caiu de rendimento. O gol marcado na vitória em Natal por 3 a 2 diante do América-RN (veja no vídeo), que deu ao Vasco a classificação na Copa do Brasil, foi o primeiro desde o dia 03 de maio, justamente na decisão do Carioca.
- Claro que é bom estar marcando. Passei por um momento de oscilação no Campeonato Brasileiro, comecei bem, mas depois caí de rendimento. Espero estar voltando à minha forma, onde sei jogar e fazer gol. Tenho que trabalhar para isso, fazer os gols e ajudar a equipe – destacou o atacante ao GloboEsporte.com.
A briga por uma posição no setor ofensivo ficou mais acirrada após o fim do Carioca. Antes titular ao lado de Gilberto, Rafael perdeu espaço para Riascos e Herrera, reforços aproveitados por Celso Roth, que assumiu a equipe após a queda de Doriva. A disputa pela vaga, porém, não incomoda o jogador, que fez questão de elogiar os companheiros e também novo comandante.
- O Celso (Roth) dá oportunidade para todos. Se for ver, já usou quase todos os jogadores do elenco. Os reforços chegam para agregar, para nos ajudar. Todos do setor ofensivo são muito capacitados, inteligentes, é um prazer jogar com todos.
A próxima oportunidade de retomar a boa fase pode ser diante do Palmeiras, no domingo, às 18h30, em São Januário, pela 15ª rodada do Campeonato Brasileiro.
Fonte: GloboEsporte.com