Já seria um dos principais jogos da rodada, por se tratar de um Fluminense e Vasco. Já teria grande importância, afinal, o Tricolor pode assumir a liderança caso vença, e o Cruz-Maltino precisa desesperadamente dos três pontos para, ao menos, para aliviar a crise - não deixa a zona de rebaixamento com qualquer resultado. Mas a atmosfera desse clássico, porém, vai além do futebol jogado em campo.
Não será um domingo comum. A rivalidade entre os dois clubes virá à tona antes de o confronto começar, quando Ronaldinho Gaúcho, a nova contratação das Laranjeiras, pretendido pelo rival, for apresentado no gramado do Maracanã, às 15h (de Brasília). O GloboEsporte.com inicia o Tempo Real às 13h30 e transmite ao vivo a coletiva do craque às 14h30.
R10 não é o único fator extracampo que turbina a expectativa pelo clássico, que será disputado às 16h (de Brasília), pela 14ª rodada do Campeonato Brasileiro. A disputa pelo lado direito das arquibancadas do Maraca alimentou a rivalidade. Na última terça-feira, a diretoria cruz-maltina entrou com uma ação na Justiça pedindo para ter acesso ao contrato entre o Tricolor e o Consórcio Maracanã. Agora, na véspera da partida - a torcida tricolor já esgotou os ingressos para o Setor Sul -, o Flu apresentou o anexo do contrato que mostra a determinação da posição de seus torcedores no estádio. O presidente Peter Siemsen se disse tranquilo e afirmou que, para ele, o assunto está encerrado desde o início.
A torcida do Vasco, ainda que em menor número, não vai deixar de comparecer. Parte dela preparou uma faixa de provocação ao Fluminense, com os dizeres: "Libertadores 100% / Série C 1998", em referência ao título não conquistado pelo Tricolor e à queda para a terceira divisão.
E se o retrospecto do confronto é favorável ao Vasco - 16 vitórias cruz-maltinas, contra 14 tricolores, além de 20 empates -, em campo, atualmente, a situação é preocupante. O Gigante da Colina tem o pior ataque da competição e venceu apenas duas vezes em 13 rodadas. Já o Flu foi derrotado só em duas ocasiões e, enquanto espera Ronaldinho Gaúcho, vem apostando no desempenho dos jovens formados na base e na liderança do capitão Fred.
Luiz Flavio de Oliveira (SP-Fifa) apita o jogo, auxiliado por Marcelo Carvalho Van Gasse (SP-Fifa) e Danilo Ricardo Manis (SP). A TV Globo transmite para o RJ, MG, ES, SC, GO, TO, MS, MT, BA, SE, AL, PB, RN, CE, PI, MA, PA, AM, RO, AC, RR, AP, MG, DF e Recife. O Premiere e o PFC HD também transmitem a partida. O GloboEsporte.com acompanha em Tempo Real, com vídeos.
AS ESCALAÇÕES
Fluminense: Enderson Moreira tem a volta de Jean, que desfalcou a equipe contra o Atlético-PR. Fora isso, o time é o mesmo: Diego Cavalieri, Wellington Silva, Gum, Antônio Carlos e Giovanni; Edson, Jean, Gerson, Marcos Junior e Gustavo Scarpa; Fred. No banco de reservas, o treinador deve ter o atacante Osvaldo, que foi regularizado a tempo e está à disposição.
Vasco: O Vasco realizou dois treinos fechados após a vitória sobre o América-RN. Apesar do mistério, o técnico Celso Roth deve fazer poucas mudanças na equipe. Suspenso, Guiñazu dá lugar a Serginho. Anderson Salles segue improvisado como volante. Jhon Cley pode entrar no lugar de Riascos para reforçar o meio-campo. O Cruz-Maltino deve ir a cmapo com Jordi, Madson, Aislan, Rodrigo e Christiano; Anderson Salles, Serginho, Jhon Cley e Andrezinho; Herrera e Dagoberto.
QUEM ESTÁ FORA
Fluminense: Vinícius se recupera de uma cirurgia no pé e ainda deve ficar fora por quase dois meses. Ele está de muletas e ainda não começou o trabalho de transição. Robert já corre no gramado, mas também se recupera de procedimento cirúrgico no pé. Michael voltou a treinar com o grupo tricolor e cumpre suspensão por causa do doping até o dia 31 de agosto.
Vasco: o Vasco tem alguns desfalques para a partida. O goleiro Martín Silva, o lateral Henrique e o volante Diguinho seguem entregues ao departamento médico. Já o volante Guiñazu está suspenso pelo terceiro cartão amarelo.
PENDURADOS
Fluminense: Diego Cavalieri, Gerson, Renato e Vinícius.
Vasco: Christiano, Emanuel Biancucchi, Gilberto, Lucas, Madson e Rafael Silva.
Fonte: GloboEsporte.com