A comemoração de gol mais original do futebol brasileiro tem dono. É de Duvier Riascos, atacante do Vasco. A corrida com a batida de braço e um mergulho no chão - com movimentos semelhantes ao nado borboleta, mas no gramado - é a marca do colombiano artilheiro do time no Brasileiro. São quatro jogos pelo Vasco e dois gols - o mais importante, nesse domingo, garantiu a primeira vitória na competição, justamente contra o maior rival, o Flamengo, em Cuiabá.
No desembarque de Cuiabá, Riascos foi no sentido contrário de todos jogadores e atrás dele foram jornalistas, curiosos e alguns torcedores. Com o topete impecável e sorriso largo, o colombiano se esforçou para falar português e saciar a curiosidade sobre sua inusitada comemoração, que o acompanha há muitos anos. Segundo Riascos, a inspiração veio de um jogador de futebol americano.
- Na Colômbia chamavam de gusano. Não sei como se fala em português. É gusano, gusanito - disse Riascos.
A palavra gusano existe na língua portuguesa, mas é mais comum de aparecer em espanhol - em alguns países sul-americanos, "gusano" é um adjetivo pejorativo contra uma pessoa. No significado da comemoração de Riascos, gusano é um tipo de verme, uma minhoca. Ao avistar a imagem do bicho invertebrado no celular de um repórter, Riascos abriu o sorriso e fez sinal de positivo, indicando que era exatamente a minhoca que imitava com subidas e descidas no gramado que impedem até os companheiros de o abraçarem na hora do gol.
Imitação de Riascos vale ingresso
O sucesso da comemoração inspirou o departamento de marketing do Vasco a lançar uma promoção de ingressos para a partida desta quarta-feira contra o Avaí. O torcedor que enviar a melhor imitação em vídeo para o Instagram com a hashtag #ComemoraçãoRiascos ganha dois ingressos para a partida e uma camisa oficial do time das mãos do colombiano.
A brincadeira já ganhou adeptos. Mais de 20 torcedores enviaram os vídeos comemorando igual ao atacante vascaíno. O próprio jogador vai escolher o melhor imitador para ganhar os ingressos e o uniforme oficial do Vasco.
Fonte: GloboEsporte.com