Desde que ganhou uma nova estrutura no início deste ano, o Vasco realiza um trabalho nas mídias sociais que serve como referência para os demais clubes do Futebol 7 que desejam se aproximar do seu torcedor e divulgar o seu trabalho realizado. Com a modalidade entrando aos poucos na grande mídia, o trabalho nas redes sociais vira um aliado importante na divulgação do projeto, além de expor parceiros e ajudar a captar novos com a exposição na rede.
O Vasco Fut7 possui uma cobertura constante de suas ações (treinos, jogos ou viagens,) que contam com o apoio da Comunicação geral do próprio Vasco, que tem mais de 2,5 milhões de fãs no Facebook e 1,03 milhão de seguidores no Twitter. O departamento de Futebol 7 do clube conta com páginas próprias em diversas redes sociais, como Instagram (8,7 mil seguidores e média de 500 curtidas por foto), Facebook (conta com álbuns exclusivos de fotos de jogos, viagens, comemorações etc.), Youtube (possui um programa especial sobre o título da Copa Rio, desenvolvido por toda a equipe de marketing).
Outros clubes começam também a divulgar suas ações nas redes sociais, com apoio da Comunicação geral, como Flamengo e Fluminense. O engajamento nas mídias é visto como ideal para marcas que querem se aproximar do seu público-alvo, tendo uma relação mais direta com quem desejam alcançar.
À frente deste trabalho está Fabrício Salvador, formado em Publicidade pela Faculdades Integradas Hélio Alonso (Facha), mas com experiências profissionais em Jornalismo e Marketing. Salvador conversou com a equipe da Federação de Futebol 7 do Rio para falar sobre o trabalho que vem realizando à frente do Futebol 7 do Vasco.
FF7ERJ: Como surgiu o convite para trabalhar na Comunicação do Vasco Fut7?
Fabricio Salvador: Estou há praticamente dois anos (desde agosto de 2013) na Arena Akxe, quando vim a convite do Leandro Brito (gestor do Madureira na época e atual gestor do Vasco), e pudemos realizar um grande trabalho com o Madureira, atual bicampeão brasileiro, introduzindo o clube no mundo das mídias sociais, expandindo ainda mais o projeto que sempre foi grandioso, desde o início. No início de 2015, com o ‘Projeto Vasco’, a responsabilidade aumentou proporcionalmente ao peso do clube e à equipe também. Sou grato ao Carlos Gandola (um dos gestores do Vasco), ao Brito por me darem a oportunidade no Fut7. Também agradeço aos amigos Davi Pereira e Joaquim Azevedo, professores dentro da cobertura jornalística no Fut7.
FF7ERJ: Quem está envolvido à frente do projeto?
F.S.: Hoje temos dois coordenadores de Marketing (Gustavo Ralha e Bryan Clem), um designer (Raphael Jansen) e eu, que estou com o time em todos os treinos, jogos, viagens, alimentando o Instagram, o Facebook, e lidando com a assessoria de imprensa do clube, que é sempre muito requisitado pelos veículos, tendo em vista a estrutura, os resultados e a nossa equipe, composta de atletas bastante conhecidos.
FF7ERJ: Qual a importância de divulgar o trabalho do Vasco Fut7 nas redes sociais?
F.S.: Contamos com um projeto gigantesco, do tamanho do Vasco, e não poderíamos deixarmos o torcedor vascaíno restrito a nenhum tipo de informação relacionada a mais uma modalidade que chegou para ser vencedora dentro do clube. Por isso, nossas mídias contam o dia a dia da equipe, bastidores, treinos, jogos, viagens.Tudo para deixar o torcedor vascaíno o mais íntimo possível de nosso trabalho e de nossos atletas.
FF7ERJ: De certa forma, o trabalho das redes sociais do Vasco é visto como exemplo para os demais clubes do Fut7. Como você vê isso?
F.S.: Feliz por saber que nosso (falo de todos os envolvidos no Projeto Vasco Fut 7) trabalho possa estar servindo de exemplo para os demais clubes. Por conta do convívio em dias de jogos e até em viagens, sempre há essa troca de experiências. Mas pelo que estou vendo, os clubes estão entendendo a importância do uso da grande rede para aproximar o torcedor, divulgar o patrocinador, e, principalmente, expor a própria marca. Vale destacar que, no Rio de Janeiro, a maioria dos clubes possuem suas mídias (algumas em fase inicial ainda, outras um pouco maiores), o que agrega divulgação geral para o próprio estado.
FF7ERJ: Em relação a parcerias, já há retorno significativo?
F.S.: Sim, os nossos parceiros são um dos pilares importantes para o sucesso da equipe.
FF7ERJ: Quais as mídias sociais que o Vasco Fut7 usa?
F.S.: Instagram (@vascofut7) com 8.700 seguidores e média de quase 500 curtidas por foto. Facebook, na Fanpage Vasco Fut7, com grande divulgação e interação, reunindo todo o conteúdo do Instagram, além de álbuns exclusivos de fotos de jogos, viagens, comemorações. Temos o canal no Youtube (Expresso TV), que conta com um programa especial sobre o título da Copa Rio, desenvolvido por toda a equipe de marketing citada antes.
FF7ERJ: A Comunicação geral do Club de Regatas Vasco da Gama ajuda no trabalho de vocês?
F.S.: É importante ressaltar a parceria com a Comunicação do Vasco, tendo as mídias do clube como grande aliadas do Fut7. Contamos com divulgação bem intensa destes veículos, sendo o site oficial, o Instagram oficial, o Facebook oficial e também a TV Vasco no Premiere, com espaço para os títulos do Fut7.
FF7ERJ: Como é a relação com a torcida do Vasco? Como os vascaínos têm reagido ao Fut7 do clube?
F.S.: Tudo vem transcorrendo da melhor forma, nossa torcida facilita um pouco a minha função. São sempre muito atenciosos, interessados, incentivadores e, principalmente, fazem o que as redes sociais mais precisam, que é a propagação da informação. São muitos comentários, compartilhamentos, citações, então, nossos links estão sempre rodando a grande rede.
FF7ERJ: No futebol de campo, o Vasco não vai tão bem. Há um cuidado específico com isso nas publicações do Fut7?
F.S.: A equipe vive um momento que, em breve, será superado. A torcida entende que são duas modalidades diferentes, mas, ao mesmo tempo, todos os vascaínos querem o time sempre vencendo. Mas independentemente da fase do clube, todas nossas postagens são sempre bem cuidadosas, com análise da foto a ser postada, texto, hashtags, horários, enfim, feito sempre com a devida atenção, que vem resultando nesse sucesso todo.
Fonte: FF7ERJ