Na véspera da partida decisiva do Mundial Sub-20 da Nova Zelândia, a Seleção Brasileira comemora uma data que certamente trará boas energias para a final deste sábado contra a Sérvia. Há 32 anos, no dia 19 de junho de 1983, o Brasil conquistava pela primeira vez a competição. De lá para cá, já foram mais quatro (1985, 1993, 2003 e 2011).
Naquela ocasião, o Brasil derrotou a Argentina na final por 1 a 0. A partida foi disputa no lendário Estádio Azteca, na Cidade do México. Geovani, jogador do Vasco da Gama à época, marcou o gol do título. De quebra, também foi eleito o Bola de Ouro FIFA do Mundial, prêmio dado ao melhor jogador da competição.
Para se ter uma ideia da relevância de um Mundial Sub-20 na carreira de um jogador, daquela geração saíram três tetracampeões do mundo: Bebeto, Jorginho e Dunga, que levantou a taça de campeão nos Estados Unidos em 1994 e é atualmente o técnico da Seleção Brasileira.
De volta aos tempos atuais, Brasil e Sérvia se enfrentam neste sábado, às 17 horas (2 horas de Brasília), em Auckland. O palco da partida será o North Harbour Stadium, com capacidade para 25 mil pessoas.
Fonte: CBF