Atual campeão, o Uruguai inicia a defesa do título da Copa América neste sábado, às 16h (de Brasília), quando abre o Grupo B enfrentando a Jamaica no Estádio Bicentenário Calvo e Bascuñan, em Antofagasta, no Chile. O favoritismo dos uruguaios é total, porém, a história recente manda a Celeste tomar muito cuidado quando estreia em uma competição diante de um suposto frágil time da Concacaf.
Na última Copa do Mundo o Uruguai integrou o chamado "grupo da morte", que tinha Itália e Inglaterra, e estreou perdendo por 3 a 1 para o azarão Costa Rica. Agora a situação é semelhante. Os uruguaios vão estrear diante dos jamaicanos na chave que se desenha a mais complicada, pois conta ainda com Argentina e Paraguai.
"Vejo muitas pessoas falando que o Uruguai vai ganhar de qualquer maneira da Jamaica, mas as pessoas se esquecem que podemos estar diante de uma nova Costa Rica. Portanto, meus jogadores sabem que ninguém ganha de véspera e que podemos ter muitas dificuldades, principalmente por ser uma estreia", disse Óscar Tabárez, técnico do Uruguai.
A preocupação faz sentido principalmente se for levado em consideração o discurso do técnico alemão Winfried Schafer, comandante de Jamaica, que esbanja otimismo.
"No meu entender, no futebol temos que ir a campo pensando que podemos ganhar de qualquer equipe. Para mim posso ganhar da Argentina, do Paraguai e do Uruguai, com todo respeito a esses adversários", analisou Winfried Schafer.
Em termos de escalação as duas equipes estão indefinidas. No Uruguai a dúvida de Tabárez está na defesa. O zagueiro José María Giménez, com lesão na coxa esquerda, é dúvida e pode ceder seu posto a Sebastián Coates.
Pelo lado da Jamaica, Winfried Schafer deve manter a base que vem atuando em alguns amistosos. O destaque da companhia é o zagueiro Wes Morgan, de 31 anos, titular do Leicester City, da Inglaterra.
FICHA TÉCNICA
URUGUAI X JAMAICA
Local: Estádio Bicentenário, em Antofagasta (Chile)
Data: 13 de junho de 2015 (Sábado)
Horário: 16h (de Brasília)
Árbitro: José Argote (Venezuela)
Assistentes: Jorge Urrego (Venezuela) e Jairo Romero (Venezuela)
URUGUAI: Fernando Muslera, Maximiliano Pereira, José María Giménez (Sebastián Coates), Diego Godín e Álvaro Pereira; Carlos Sánchez, Egidio Arévalo Ríos, Nicolás Lodeiro e Cristian Rodríguez; Diego Rolán e Edinson Cavani
Técnico: Óscar Tabárez
JAMAICA: Ryan Thompson, Adrian Mariappa, Wes Morgan, Jermaine Taylor e Kemar Michael Lawrence; Je-Vaughn Watson, Garath McCleary, Rodolph Austin e Joshua McAnuff; Darren Mattocks e Giles Barnes
Técnico: Winfried Schafer
Fonte: Gazeta Esportiva (texto), AUF (foto)