O último jogo de Eder Luis com a camisa do Vasco faz mais de dois anos. Em Manaus, ao lado do atacante equatoriano Tenorio, o jogador atuou na vitória por 2 a 0 sobre o Nacional pela Copa do Brasil. Após aquela partida, Eder se transferiu por empréstimo para o Al-Nasr por 2 milhões de euros, num dos negócios que tentaram salvar o desastroso ano de 2013, quando o envididado clube caiu pela segunda vez para a Série B. De lá para cá muita coisa mudou em São Januário. E Eder, mais de dois anos depois, se aproxima de finalmente reestrear com a camisa vascaína.
O jogador treina à parte com a preparação física do Vasco. Visivelmente mais magro, ele faz circuitos físicos e muita musculação para recuperar a força no joelho operado. Eder não atua profissionalmente desde março de 2014. Após início promissor no Al-Nasr, que chegou a sinalizar com o direito de compra - por mais 2 milhões de euros -, o jogador lesionou gravemente o joelho direito e precisou implantar um menisco de cadáver na cirurgia realizada na Itália.
Até a recuperação plena de Eder, porém, o time árabe, que atrasou salário do jogador depois da lesão, vai arcar com os vencimentos do atleta. A devolução por contrato estava prevista para início de agosto, porém deve ser antecipada. Com a saída de Marcinho, Eder tem um dos salários mais altos do elenco - cerca de R$ 250 mil. A negociação de 2012 pela compra dos direitos econômicos do jogador também gerou dívida do Vasco com o Benfica. Recentemente, o presidente Eurico Miranda foi a Lisboa para renegociar esses valores.
- Eder está em processo de rescisão e vamos aguardar a recuperação completa para que ele retorne oficialmente ao Vasco. Teoricamente ele retornava em agosto, mas se por ventura as condições de aproveitamento na equipe vierem antes disso, vamos colocá-lo em condições de atuar - explicou Angioni.
A janela para inscrição de jogadores vindos de fora do país abre dia 22 de junho. Assim, com a abertura do período de transferência o Vasco vai solicitar os documentos para reinscrever o jogador no futebol brasileiro. A expectativa da comissão técnica e contar com Eder Luis novamente no fim do mês, possivelmente para a lista de relacionados do jogo contra o Flamengo, dia 28, pela 9ª rodada do Brasileiro.
Campeão da Copa do Brasil de 2011 pelo Vasco, Eder apresentou bom futebol em 2010 e 2011, mas caiu de produção nos últimos momentos de clube, passando por lesões e sob críticas da torcida. Dos Emirados Árabes, Eder lembrou, em entrevista para a Rádio Globo, em dezembro de 2013, que nunca havia recebido salários em dia durante quase três anos atuando pelo time de São Januário. No depoimento mais recente ao GloboEsporte.com, Eder admitiu que teve medo de parar e lamentou os problemas do clube.
Fonte: GloboEsporte.com