O Curso de Gestão de Futebol é uma iniciativa da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), visando contribuir de forma relevante na capacitação dos gestores esportivos envolvidos com o futebol. Como estes profissionais têm papel fundamental no processo de planejamento e operação de suas instituições, é de suma importância estar informados e atualizados sobre os processos mais eficientes, inovadores e mudanças ocorridas na área nos últimos anos.
A CBF tem grande preocupação com a capacitação dos gestores esportivos devido a relevância e impacto de suas atuações no mundo do futebol, seja em seu fomento e desenvolvimento ou na alta performance. Assim sendo, o Curso de Gestão de Futebol contará com um programa de atividades que visam melhorar a preparação e aprimorar as capacidades de atuação dos gestores esportivos.
OBJETIVOS
Com programação composta por atividades teóricas e práticas, dinâmicas, discussões em grupo e estudos de casos, este curso apresentará o que há de mais moderno em gestão com foco em instituições ligadas ao futebol. Docentes capacitados em gestão geral trarão suas experiências, bem como gestores esportivos atuantes apresentarão suas técnicas de sucesso. Os principais objetos a serem alcançados são:
Contribuição relevante para a capacitação dos gestores esportivos;
Impacto significativo na administração das principais entidades ligadas ao futebol;
Criação de programas de gestão esportiva eficientes e aplicáveis;
Desenvolvimento de propostas de soluções concretas para as diferentes instituições;
Estímulo ao relacionamento entre os gestores esportivos;
Troca de ideias e experiências.
PÚBLICO-ALVO
Profissionais:
Gestores de Futebol
Federações Estaduais de Futebol
Gerentes de equipe
Administradores de clubes e federações
Gerentes de Equipe de Futebol Feminino
Profissionais do Esporte envolvidos com o Futebol
Maiores interesses:
Educação continuada em gestão de futebol para progredir na carreira
Especialização para atuar no negócio de futebol
Educação especializada para atuar profissionalmente no futebol
Campos de atuação:
Competições esportivas de futebol (clubes e entidades)
Governança (federações e associações)
Eventos e estádios (organizadores de eventos e gestores de espaços esportivos)
Movimentos sociais (fundações e municipalidades)
Consultorias esportivas (empreendedores e iniciativas de negócios)
Intermediação (agentes e gestores de atletas)
Jornalismo esportivo
Marketing e Patrocínios (empresas privadas e públicas)
CALENDÁRIO
MÓDULO I - História do esporte / Estrutura e governança no futebol - 9, 10 e 11 de julho
MÓDULO II - Planejamento Estratégico - 30 e 31 de julho e 1º de agosto
MÓDULO III - Gestão de competições - 20, 21 e 22 de agosto
MÓDULO IV - Marketing Esportivo - 10, 11 e 12 de setembro
MÓDULO V - Direito Desportivo - 1º, 2 e 3 de outubro
MÓDULO VI - Gestão técnica do departamento de futebol - 22, 23 e 24 de outubro
MÓDULO VII - Finanças e RH - 12, 13 e 14 de novembro
MÓDULO VIII - Comunicação - 10, 11 e 12 de dezembro
ESTRUTURA CURRICULAR
História do esporte / Estrutura e governança no futebol: A evolução do futebol moderno, desde a Inglaterra no período do pós revolução industrial até os dias atuais; criação e desenvolvimento do amadorismo britânico no futebol; as diferenças do amadorismo e profissionalismo na história do futebol na Europa em contraste com a história do esporte nos EUA; aspectos históricos e a chegada e evolução do futebol no Brasil. O fator político nos clubes de futebol; a relação com o poder público e o endividamento; os dilemas do planejamento de um sistema esportivo aberto e os conflitos de expectativas de resultados; ciclos virtuosos/vicioso e a cadeia de valor no futebol; relações clube-empresa; definição do porte e objetivos nos clubes de futebol; modelos internacionais de gestão esportiva.
Planejamento estratégico: Princípios e fundamentos de planejamento. Posicionamentos de curto e longo prazo. Análise de ambientes externos e internos. Perspectivas das Partes Interessadas. Identificação de fatores críticos controláveis e observáveis; Definição de objetivos aspiracionais e operacionais. Estratégias de gestão no futebol. Construção de Mapas Estratégicos. Avaliação da Matriz de objetivos/projetos.
Gestão de competições: Estrutura de campeonatos nacionais e internacionais; As etapas das competições: concepção, análise de viabilidades técnicas e financeiras, processos e preceitos de tabelas e regulamentos, mecanismos operacionais e de controle, e métricas de avaliação do sucesso. Palestra: Preparação dos campos de futebol. A importância dos padrões de qualidade do piso esportivo na redução de lesão dos jogadores. Novas tecnologias e manejos que melhoram a performance dos campos esportivos.
Marketing Esportivo: Mercado esportivo global – Europa, EUA e Brasil. Conceitos e fundamentos do marketing esportivo - Marketing no esporte e através do esporte. Estruturação do departamento de marketing / comunicação em clubes. Branding para clubes de futebol. Pesquisa de mercado como balizador de estratégias. O fã de futebol, fidelização, experiências de consumo. Esporte como conteúdo de mídia. Patrocínio Esportivo e ativação de marcas. Oferta X Demanda no futebol. Exploração comercial de estádios e arenas. Maximização de receitas em clubes de futebol.
Direito Desportivo: Introdução ao Estudo do Direito Desportivo. Panorama legislativo. O atleta profissional e sua relação com o clube. Contrato Especial de Trabalho Desportivo. Contrato de Licença de Uso dos Direitos da Personalidade. Direito de Arena. Direitos Federativos e Direitos Econômicos. Transferências nacionais e internacionais. RNRTAF. Regulamentos FIFA e CBF de Intermediários. Formação de Atletas. Justiça Desportiva. Estatuto do Torcedor. Lei de Incentivo ao Esporte. Contratos de exploração comercial. Licenciamento de marcas e símbolos. Contratos de Patrocínio. Naming Rights.
Gestão Técnica do Departamento de Futebol: Introdução e Orientações Gerais sobre a Disciplina; Capacitação Profissional no Futebol na Era da Informação; Introdução à Gestão no Futebol e Gestão Técnica; Os Desafios do Trabalho Integrado no Futebol; Um Diagnóstico do Futebol Brasileiro; Noções de Planejamento Estratégico no Futebol na perspectiva técnica; Formação Profissional em Futebol no Mundo e no Brasil; Seleção, Captação e Desenvolvimento do Talento no Futebol; Avaliação Sistêmica e Interdisciplinar no Futebol; Evolução das Metodologias do Treinamento no Século XXI.
Finanças e RH: Princípios e fundamentos de economia. Variáveis econômicas. Interpretação e preparação do orçamento e dos demonstrativos financeiros. Análise de relatórios financeiros. Gestão contábil e financeira. Análise de investimentos, risco & retorno. Endividamento & Alavancagem. Avaliação dos clubes/empresas. Equilíbrio financeiro nas organizações esportivas. Responsabilidade fiscal. Gestão de Pessoas em Organizações Intensivas em Talentos. Estilos de liderança. Principais Processos de Gestão de Pessoas. Planejamento de Equipes multifuncionais. Capacitação e Desenvolvimento de Pessoas. Construindo uma Ferramenta de Desenvolvimento de Talentos.
Comunicação: Operações de mídia – Planejamento e operação da estrutura e serviços para jornalistas, incluindo as diversas áreas de imprensa em eventos esportivos de todos os portes, jogos, competições nacionais e clubes. Estratégias de comunicação com imprensa, assessoria de imprensa e mídia training; relacionamento com públicos-alvo. Redes Sociais: Marketing digital em clubes de futebol; ativação de campanhas; mobilização de torcida; growth hacking; potencialização de canais; envolvimento dos atletas.
CORPO DOCENTE
Coordenação Geral: Frederico Nantes
Ocupa posição estratégica no planejamento e desenvolvimento dos grandes eventos esportivos nacionais e internacionais há mais de 15 anos; Gerente Geral de Competição e Serviços às Equipes do Comitê Organizador da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014; Foi Gerente de Arbitragem dos XV Jogos Pan-Americano e Parapan-Americanos Rio 2007, sendo um dos responsáveis pelo Dossiê de Candidatura do Comitê de Candidatura Rio 2016 e integrante do Comitê Organizador Rio 2016; Foi Gerente do Departamento Técnico da Confederação Brasileira de Atletismo.
Participação nos Jogos Olímpicos de Atenas 2004 e Pequim 2008; Participação nos Jogos Olímpicos de Inverno de Vancouver 2010 e Jogos Paralimpico de Londres 2012; Desde 2002 é IAAF ITO - International Technical Official da Associação Internacional das Federações de Atletismo tendo atuado em 5 Campeonatos Mundiais da modalidade.
Professor nas principais pós-graduações de Gestão e Marketing Esportivo do Rio de Janeiro, é um especialista na gestão de eventos esportivos.
Coordenação Pedagógica: Marcos Felipe Magalhães, DSc
Pós-doutorado no Instituto de Economia UFRJ; Doutor em engenharia de produção pela Coppe-UFRJ
Mestre em administração pela PUC-Rio; Consultor de Planejamento Estratégico e criador do modelo Excelência Competitiva; Professor do Curso Avançado de Gestão Esportiva do Instituto Olímpico Brasileiro – COB; Atuou como professor na Fundação Dom Cabral, IME, PUC Rio e Ibmec; Foi Diretor de Marketing, membro do Comitê Internacional de Propaganda; e Diretor Geral de Refrigerantes da Coca-Cola-Brasil; liason Fifa/Coca-Cola - México 86; Consultor do Consorcio Copa 2014 Min. Esporte; Observador dos JMM 2011; Vice Presidente Marketing (91-95) do Clube de Regatas Flamengo; Autor dos livros Explicando Marketing Simplesmente (2000); Planejamento de Marketing: Conhecer, Decidir, Agir (2007) e Excelência Competitiva – Planejamento Estratégico de Terceira Geração (2011).
André Megale, MSc
Advogado pela PUC/SP (1999); Mestre em história e sociologia do esporte, administração e direito desportivo pelo FIFA Master, 2006/2007 (De Montfort University, Inglaterra; Bocconi, Itália e Universidade de Neuchatel, Suiça). Participou da organização da Brasil 2014 pelo Comitê Paulista do Governo do Estado de São Paulo. Atualmente é Gerente Jurídico da BSM – BVM&F Bovespa e colaborador do Instituto Brasileiro de História e Memória do Esporte.
Michel Fauze Mattar, MSc
Bacharel em Esporte e Mestre em Administração pela USP. MBA em Marketing pela FIA - Fundação Instituto de Administração; Pesquisador e consultor em Gestão e Marketing no Esporte. Professor no programa de MBA da FIA e do Master em Gestão do Futebol da Federação Paulista de Futebol; Coordenador do curso Gestão de Negócios Esportivos EAD - FIA; Diretor Executivo e de Marketing do Grêmio Barueri Futebol. Autor/co-autor dos livros: Na Trave - O que falta para o futebol brasileiro ter uma gestão profissional; Gestão de Negócios Esportivos; e Gestão do Esporte no Brasil - Desafios e Perspectivas
Manoel Flores
Administração de empresas pelo IBMEC-RJ, com complemento em Boston-USA. Mestrado em Direito, Humanas e Gestão do Esporte - FIFA Masters. Experiência profissional no mercado financeiro (Icatu-Hartford) e analista de operações comerciais (Topsports/Esporte Interativo). Foi gerente de operações da CBF, desde 2010, e é atualmente é Diretor de Competições da CBF e Coordenador Executivo dos Amistosos da Seleção Brasileira no Brasil. Foi Coordenador Nacional do Program FIFA 11 For Health com os resultados publicados na British Journal of Sports Medicine.
Maristela Kuhn, MSc
Engenheira Agrônoma com Mestrado pela UFRGS, com tese em gramados esportivos. Cursos de especialização nos Estados Unidos, membro da GCSAA. Responsável junto ao COL –FIFA 2014, pelo projeto de gramados esportivos, campos de treinamento e estádios, avaliação dos projetos, recomendações técnicas, vistorias de fiscalização e coordenação da equipe.
Amir Somoggi
Consultor de marketing e gestão esportiva. Administrador pela ESPM-SP, especialização em gestão esportiva pela FGV-SP e pós em marketing esportivo pela Universidade de Barcelona-UB. Profundo estudioso da Football Industry da Europa e sua aplicabilidade ao mercado brasileiro de futebol. Mais de 19 anos de experiência em projetos de consultoria para clubes, agências, patrocinadores e investidores. Realiza estudos e avaliação de marca de clubes, planos de marketing, estruturação de estratégias e ações de marketing, planejamento e estruturação de projetos de marketing esportivo. Desenha estratégias e implementação de ações de marketing e comunicação além de projetos de branding, e de propriedades esportivas. Projetos desenvolvidos também no diagnóstico de negócios e internacionalização de marcas dos clubes.
Luiz Felipe Santoro
Advogado formado pela Universidade de São Paulo com MBA em Football Industries pela Universidade de Liverpool (Inglaterra). Presidente do IBDD - Instituto Brasileiro de Direito Desportivo. Membro da Comissão de Estudo Jurídico Desportivo do Ministério do Esporte.
Ruy Quintana, MSc
Engenheiro eletrônico. Mestre em Engenharia de Produção – COPPE / UFRJ. Pós-graduação em Teleinformática – IME. Especialização em Total Quality Control – Japanese Union of Scientists and Engineers - Japão. Consultor da United Nations Development Program. Associado ao Convention of Independent Financial Advisors – Suíça. Professor de Finanças Corporativas, Estratégia Empresarial e Economia: Ibmec, FGV, NCE-UFRJ, COPPE-UFRJ, Escola Paulista de Medicina, FDC.
Daniel Orlean, MSc
Especialista em Inteligência Organizacional e Gestão do Conhecimento pela COPPE/UFRJ, Mestre e Engenheiro pela PUC-Rio, onde é Professor convidado. Desde 1999 lidera projetos de Gestão de Capital Humano, Desenvolvimento de Talentos, Gestão do Conhecimento e Aprendizado Organizacional em empresas e instituições dos mais diversos setores, como Globo, Vivo | Telefônica, Vale e Ipiranga. É palestrante em conferências e congressos, no Brasil e no exterior, já tendo apresentado trabalhos em eventos promovidos pela ASTD, ABTD, SBGC, ABRH e IQPC.
João Paulo S. Medina
Profissional do futebol e consultor técnico com passagens pelos principais clubes de futebol brasileiro (S.C. Corinthians Paulista, São Paulo F.C., S.E. Palmeiras, Santos F.C., Internacional RS, entre outros), além de passagens pela Seleção Brasileira de Futebol e Seleção da Arábia Saudita. Especialista em trabalhos de organização e estruturação de departamentos de futebol. Recentemente exerceu a função de CEO de Futebol do Coritiba FC e é atualmente o Presidente da Universidade do Futebol
Castelo Branco
Responsável por operações de mídia do COL na Copa do Mundo 2014. Fifa Media Officer na Copa do Mundo de Clubes da Fifa em 2011. Participou da candidatura do Rio 2016. Trabalhou como Gerente de Operações de Imprensa dos Jogos Pan- americanos Rio 2007. Assessor de imprensa da Confederação Brasileira de Futsal, atuando nos mundiais da FIFA na Espanha e Guatemala. Assessoria de imprensa do COB nas Olímpiadas de Atenas e Pequim, Pan (2003) e Sul-americano (2002).
Marcio McCulloch
Jornalista com 19 anos de experiência (O Globo, TV Globo e Infoglobo Comunicações). Pós-Graduado em Marketing pelo Coppead - UFRJ. Foi Gerente de Comunicação no LOC FIFA 2014. Participou da cobertura de Copas do Mundo (1998, 2002 e 2006), e Jogos Olímpicos (2004, 2008). Desenvolveu e gerenciou projetos em múltiplas plataformas como revistas, guias, sites e aplicativos para celular e tablets. Atualmente, é Gerente de Comunicação no Clube de Regatas do Flamengo.
Bernardo Pontes
Formado em Propaganda e Marketing (ESPM-RJ) com MBA em Gestão e Marketing Esportivo (Trevisan). Foi Coordenador de competição e serviço às equipes FIFA – 2014. Possui grande experiência em gestão de marketing e projetos esportivos em organizações ligadas ao esporte (GeoEventos e CSM Brasil/Golden Goal) e clubes e confederações (Fluminense Football Club, Botafogo de Futebol e Regatas, e Confederação Brasileira de Futebol ). Atualmente é o gestor de marketing do Clube de Regatas Vasco da Gama, e Professor de Marketing Esportivo no MBA da Trevisan Escola de Negócios e no Instituto IAJ.
Nota: Além do grupo docente acima, eventualmente, teremos a participação de alguns palestrantes convidados para abordagem de temas específicos.
PROCESSO SELETIVO E INVESTIMENTO
O curso é aberto ao público-alvo mencionado anteriormente. Os interessados devem entrar em contato com a secretaria do curso, através do endereço de e-mail cursos@cbf.com.br.
O investimento será de seis parcelas de R$ 1.100,00 (matrícula + 5 parcelas).
INFORMAÇÕES GERAIS
Os módulos teóricos do Curso de Gestão de Futebol da CBF serão ministrados na sede da CBF, no Rio de Janeiro (Avenida Luís Carlos Prestes, 130 – Barra da Tijuca). As sessões práticas serão definidas ao longo do curso.
Para mais informações, favor contatar cursos@cbf.com.br
Fonte: CBF