Um dos esportes mais tradicionais na história do Vasco, o Remo segue fazendo seu trabalho de reestruturação para voltar aos tempos de grandes glórias e conquistas. Para isso, os cuidados e atenções são tomados desde a base. Com atletas desde os 11 anos de idade, o remo vascaíno vem mostrando resultados com sua pré-equipe.
O Vasco tem a hegemonia nas últimas edições da Regata do Futuro, onde os jovens atletas tem a oportunidade de dar os primeiros passos em competições oficiais do esporte. A equipe cruzmaltina é atualmente heptacampeã do torneio.
Um dos técnicos da pré-equipe, Marcelo Faria contou como é a preparação dos atletas que iniciam sua trajetória no remo. O Vasco trabalha com jovens entre 11 e 20 anos antes de fazerem parte da equipe principal.
- Eles chegam aqui sem saber nada. A gente bota no tanque, ensina os primeiros passos e dá os primeiros treinamentos. Depois eles vão pra água e ficam em fase de treinamentos até a gente ver que eles estão prontos para participar da regata – falou.
Formar atletas para integrar a equipe principal do remo vascaíno é o principal objetivo do trabalho na pré-equipe, como declarou o treinador Carlos Henrique Martins.
- Nossa principal função é preparar os atletas. Existe um processo. Aos poucos eles ganham experiência de competição e a gente vai avaliando de acordo com a progressão técnica e física deles – disse.
O técnico da equipe principal, Marcelo Neves, projeta que os remadores que hoje formam a pré-equipe atinjam um alto nível de competição na equipe de cima em oito anos. Expectativa de um futuro novamente vitorioso para o remo cruzmaltino.
No dia 30 de agosto, o Vasco tem a chance de conquistar o oitavo título consecutivo da Regata do Futuro.
Carlos Siqueira e Marcelo Faria são os técnicos da pré-equipe vascaína |
Equipe cruzmaltina conquistou em abril o heptacampeonato da Regata do Futuro |
Fonte: Site oficial do Vasco