Após a Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (Ferj) informar que não autorizaria a participação dos clubes cariocas na Taça BH sub-17, o maior torneio da categoria no âmbito nacional, uma grande polêmica se instaurou nos bastidores. Interessado em disputar a competição, o Fluminense procurou a Confederação Brasileira de Futebol (CBF), que deu o aval para que o tricolor atuasse no certame.
A medida da Federação ocorreu depois do boicote anunciado pelos clubes que formam o Movimento Futebol de Base (como Fla, Flu e Botafogo, além de outros clubes das Séries A e B), em represália ao suposto aliciamento do Vasco ao meia-atacante Paulo Vítor, que atuava no Tricolor.
Os coordenadores das equipes do movimento condicionaram suas participações à exclusão do Cruz-Maltino das competições, exceto as de âmbito nacional, como a Copa do Brasil Sub-20 e Sub-17 e o Campeonato Brasileiro Sub-20. Enquanto não houver acordo entre as partes, os clubes se recusam a participar das competições em que o Vasco estiver presente.
Após deixar clara sua intenção de disputar o campeonato, uma ótima oportunidade, sobretudo, de desenvolvimento esportivo dos atletas, o Tricolor procurou a entidade máxima do futebol nacional, que decidiu por autorizar a participação do Fluminense na competição. Flamengo e Botafogo ainda não se manifestaram no caso.
Fonte: ESPN.com.br