O boliche brasileiro deu show na capital chilena durante a disputa do Campeonato Sul-Americano encerrado nesta sexta-feira. A equipe masculina, formada por Márcio Vieira, Jamil Sales, Eugênio Carvalho e Luiz Afonso, sagrou-se campeã do continente. O time feminino – integrado por Lúcia Vieira, Léa Castro, Titila Alvarez e Marlene Bonacina – foi vice-campeão, o Brasil acabou superado pela Colômbia.
A competição teve a participação de oito países (Brasil, Argentina, Colômbia, Venezuela, Chile, Peru, Bolivia) e 68 jogadores em ação.
Individualmente, o grande destaque do time brasileiro foi Márcio Vieira, atleta do Vasco da Gama. Ele conquistou seis medalhas de ouro (fases individual, duplas, duplas mistas – com a esposa, a também jogadora do Vasco Lúcia Vieira –, quartetos, individual geral e geral por seleções) e uma prata, no Masters, no qual foi superado apenas na decisão pelo uruguaio Gustavo Garcia.
O segredo do sucesso da nossa equipe foi a troca constante de informações. As vitórias nas fases de duplas mistas e quartetos, com grandes viradas na partida final, provou isso - disse Marcio, que tinha conquistado o individual geral na mesma competição em 2014, tornando-se bicampeão nessa modalidade.
Lúcia e Lea foram vice-campeãs por país no feminino.
Os resultados fortalecem o moral dos jogadores brasileiros, que ainda terá um grande desafio neste ano: o Mundial da categoria, que será disputado em Las Vegas (EUA).
Medalhas do Brasil
FASE INDIVIDUAL
OURO - Márcio Vieira
FASE DE DUPLAS
OURO - Márcio Vieira e Jamil Sales
FASE DE DUPLAS MISTAS
OURO - Márcio Vieira e Lúcia Vieira
FASE DE TERCETOS
OURO - Eugênio Carvalho, Jamil Sales e Luiz Afonso
PRATA - Léa Castro, Marlene Bonacina e Titila Alvarez
FASE DE EQUIPES
OURO - Márcio Vieira, Eugênio Carvalho, Jamil Sales e Luiz Afonso
PRATA - Lúcia Vieira, Léa Castro, Marlene Bonacina e Titila Alvarez
TODO-EVENTO
OURO - Márcio Vieira
BRONZE - Jamil Sales
MASTERS
PRATA - Márcio Vieira
BRONZE - Jamil Sales
SELEÇÕES
OURO - Márcio Vieira, Eugênio Carvalho, Jamil Sales e Luiz Afonso
PRATA - Lúcia Vieira, Léa Castro, Marlene Bonacina e Titila Alvarez
Próximo evento nacional
Em junho, acontece o Campeonato Brasileiro de Tercetos (trios), que será disputado em Belo Horizonte (MG), entre os dias 4 e 7.
Fonte: Divulgação