A diferença de idade é de 13 anos, mas nada que prejudique o entrosamento. Desde que Rodrigo chegou ao Vasco, iniciou uma boa parceria com Luan, o garoto formado na base cruz-maltina, que o recebeu bem. Os dois formaram a dupla titular que enfrentou o Flamengo na final do Campeonato Carioca de 2014. Durante a disputa da Série B do Brasileirão, Douglas Silva, atualmente na reserva assim como Anderson Salles, foi mais utilizado ao lado do veterano. Luan foi paciente, ajudou quando preciso e agora, sob o comando de Doriva, está novamente no time principal. O bom desempenho do jogador de 21 anos valeu uma convocação à seleção brasileira sub-23, mas acabou cortado por causa de uma lesão na coxa.
A nova oportunidade de conquistar um título pelo Vasco - o que caso se concretize, será o primeiro de Luan atuando pelo profissional - motiva os dois defensores, que se dizem prontos para a decisão contra o Botafogo. Os números do jovem zagueiro em 2015 são um fator positivo: Ao todo, disputou 14 partidas, venceu dez, empatou três e perdeu uma. Nos confrontos, o Cruz-Maltino levou nove gols (cinco deles na derrota por 5 a 4 para o Friburguense). Quando ele não estava em campo - cinco duelos -, a equipe sofreu sete gols, no Carioca e na Copa do Brasil.
Luan se diz animado com o bom rendimento, mas divide as estatísticas com seus companheiros. O zagueiro afirma também aprender a cada dia como companheiro de zaga.
- Fico muito feliz de ter números favoráveis, mas os méritos são do time todo, do conjunto, além da comissão técnica. O Rodrigo é um grande jogador que me ajuda muito no dia a dia e nas partidas. Temos um bom entrosamento e estamos jogando juntos há mais de um ano. O meu objetivo é aprender a cada dia e evoluir a cada jogo, seja nas vitórias ou nas derrotas - disse Luan.
Já Rodrigo acredita que a dupla tenha conquistado a confiança de todos os outros setores da equipe e da comissão técnica vascaína.
- Essa nossa parceria funciona muito bem. É de confiança. Jogando uns confetes em cima de nós (risos). A nossa torcida confia muito, os outros setores da equipe também. Desde a minha chegada ao Vasco, eu comecei a jogar com o Luan, e nós nos entrosamos muito rápido. Está sendo bacana essa dupla que estamos fazendo. Todos falam isso da minha experiência, mas tem jogadores jovens aqui, como o Luan, que parecem já serem mais experientes do que outras pessoas - afirmou Rodrigo.
Titulares absolutos, Luan e Rodrigo cumpriram seu papel e não sofreram gols nos dois jogos da semifinal contra o Flamengo. No próximo domingo, os zagueiros, que juntos têm seis gols no Campeonato Carioca (quatro de Luan e dois de Rodrigo), enfrentam o Botafogo no primeiro duelo da decisão do Carioca. A partida será realizada no Maracanã, às 16 horas (de Brasília).
Fonte: GloboEsporte.com