Foi com um carrinho por trás que Flamengo e Vasco romperam a barreira que separa a rivalidade do antijogo. O Clássico dos Milhões, que ostentou tantos títulos, atualmente merece outro, não muito lisonjeiro: está entre os mais faltosos do mundo. Neste domingo, às 16h, no Maracanã, as duas equipes entram em campo mais uma vez, agora para disputar vaga na final do Estadual. Se a bola der sorte, os jogadores lembrarão dela.
O show de botinadas na primeira partida, empatada em 0 a 0, beneficiou o Flamengo, que joga por novo empate para ir à decisão. O excesso de jogadas viris visto no domingo passado é recorrente e, se levarmos em consideração as últimas três partidas oficiais entre os times, Flamengo x Vasco supera algumas das maiores rivalidades do planeta em média de faltas por jogo. No Brasil, o clássico entre Grêmio e Internacional divide o Rio Grande do Sul em dois, mas não tem dado tanto trabalho para a arbitragem quanto os embates entre rubro-negros e vascaínos: média de 34,3 faltas cometidas no Grenal, contra 43,6 no duelo carioca.
Fora do Brasil, também não há concorrente à altura. A rivalidade entre os argentinos Boca Juniors e River Plate tem média de 34 faltas por partida. O ex-lateral-esquerdo Jorginho Paulista disputou tanto o duelo daqui, pelo Cruz-maltino, quanto o Superclássico de Buenos Aires, com a camisa do Boca. Para ele, o nível técnico de Flamengo e Vasco tem propiciado jogos tão faltosos:
- Tivemos uma evolução física, mas os times pecam pela qualidade. Os dois clássicos que disputei contra o River não foram tão faltosos. Assisti à primeira semifinal, foi feio, vi lances esquisitos.
Na Europa, os maiores clássicos de Inglaterra, Espanha e Itália tem sido bem menos violentos que Flamengo x Vasco. Nem mesmo rivalidades de origens religiosas — como entre os católicos do Celtic e os protestantes do Rangers, na Escócia - e geográficas - como entre Fenerbahce, da parte asiática de Istambul, e Galatasaray, do lado europeu da cidade turca - tem propiciado tantos pontapés.
O técnico Abel Braga conhece bem tanto o Clássico dos Milhões quanto uma das maiores rivalidades do Velho Continente, entre PSG e Olympique de Marselha. Esta última, marcada por conflitos violentos entre as torcidas na França, algo raro por lá, vira jogo de compadres no quesito faltas: 28,6 em média, nos últimos três jogos.
- O clássico lá é cercado por certa agressividade fora de campo. Toda vez que essas equipes se encontram, o esquema de policiamento é maior. A rivalidade é igual à nossa - explica Abel.
Confira os alguns dos clássicos mais faltosos do futebol mundial:
1º - Flamengo x Vasco - 43,6 faltas por jogo
2º - Celtic x Rangers - 41 faltas por jogo
3º - Grêmio x Internacional - 34,3 faltas por jogo
4º - Boca Juniors x River Plate - 34 faltas por jogo
5º - Borussia Dortmund x Schalke 04 - 32,2 faltas por jogo
6º - Internazionale x Milan - 29,3 faltas por jogo
7º - PSG x Olympique de Marselha - 28,6 faltas por jogo
8º - Fenerbahce x Galatasaray - 27,5 faltas por jogo
9º - Barcelona x Real Madrid - 27 faltas por jogo
10º - Liverpool x Manchester United - 27 faltas por jogo
Fonte: Extra Online