Estampar a marca de uma empresa no uniforme dos árbitros não é uma novidade do Campeonato Paulista de 2015. O fato já aconteceu em outros torneio do Brasil e do mundo, incluindo o Carioca de 2014. Na ocasião, o Guaraviton é que estava na camisa da arbitragem, na mesma época que a fabricante de bebidas patrocinava o Botafogo. No entanto, há diferenças entre a forma de patrocínio entre os estaduais de São Paulo e Rio de Janeiro.
Questionada pela reportagem do ESPN.com.br, a Ferj (Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro) explicou que não houve nenhum problema com a Fifa no ano passado por causa desta situação e nem reclamação de nenhum outro clube. Na ocasião, os naming rights do Campeonato Carioca foram comercializados com a empresa, e no contrato estava prevista a exibição da marcaem peças de comunicação do torneio, nas camisas dos árbitros e nos uniformes dos clubes participantes, exceto os quatro grandes.
"Ano passado, o Campeonato Carioca era patrocinado pela Guaraviton, não eram os árbitros. Pelo acordo, todos os 12 clubes pequenos acabaram sendo patrocinados pela empresa também, mais o Botafogo, que já tinha contrato anterior com a Guaraviton. Então, isso não criou conflito de interesses. A federação nunca precisou consultar a Fifa, e eles nunca falaram nada com a gente. Também nunca houve qualquer problema com os outros clubes, Flamengo, Fluminense, Vasco, Botafogo", explicou a Ferj, através da assessoria de imprensa.
De acordo com o Regulamento de Organização de Arbitragem da Fifa, é permitido a exibição de marcas nas camisas dos juízes. No entanto, apenas se não houver conflito de interesses. E é exatamente nesta parte do "conflito de interesses" que a Ferj se baseia para mostrar que não há nada de ilegal no acordo do "Cariocão Guaraviton 2014".
"Anúncios de patrocinadores nas camisas de árbitros serão permitidos somente se não criarem conflitos de interesses com nenhum dos times participantes. Caso isso aconteça, o árbitro não deve utilizar nenhum anúncio na camisa", diz trecho do artigo 15 do regulamento.
A regra da entidade máxima também diz que "a publicidade é permitida somente nas mangas das camisetas [...]. A parte dianteira da camisa é reservada apenas para escudos oficiais e emblema da associação membra, e não deve ter nenhum tipo de publicidade. É proibido também colocar publicidade na parte dorsal da camisa". Mesmo assim, nunca houve nenhum pedido da Fifa para vetando o pratrocínio no Estadual do Rio.
O acordo entre a Ferj e a Guaraviton durou apenas um ano, e agora em 2015 os árbitros não exibem mais a marca na camisa. A empresa Viton 44 segue inventindo no futebol e agora tem contrato de patrocínio com três times grandes do Estado: Flamengo, Fluminense e Vasco.
A polêmica surgiu depois que a Crefisa e a FAM (Faculdade das Américas) começaram a patrocinar a arbitragem da FPF (Federação Paulista de Futebol) na fase final do Paulistão deste ano. As duas empresas também são patrocinadoras do Palmeiras, que disputa a competição, e nesta segunda-feira a Fifa aconselhou que o acordo fosse desfeito.
Fonte: ESPN.com.br